sábado, 6 de maio de 2017

Pontos negros, Filamentos Sebáceos... afinal o que são?

Em primeiro lugar, peço desculpa pelo post só vir a estas horas, assim como o resultado da vencedora do sorteio, que já está disponível aqui. Ontem cheguei mais tarde do que estava a contar a casa, e o post ainda estava incompleto, pelo que queria adicionar mais alguma informação.







A parte engraçada de ter um blog e de realmente achar piada a toda esta história da cosmética, dermatologia e afins, é de estarmos constantemente a aprender. Este género de posts explicativos dão um trabalhão gigante a construír, é preciso recolher muita informação aqui e ali, e muitas vezes nem sempre a informação que encontramos é concordante.


Outra vezes, o que achamos como resultado até acaba por ser ligeiramente diferente daquilo que nós tínhamos ideia que acontecia, o que foi o caso!

Filamentos Sebáceos. Para muitas de vós este termo poderá ser desconhecido, e para mim também o era há um par de anos. Entretanto, com a faculdade e tudo mais, encontra-se em alguns artigos uma descrição mais Eis um artigo onde descrevem os mesmos:

"Os filamentos sebáceos são tubos cilindricos de cor branca amarelada, que podem ser expressados a partir de áreas da face ricas em folículos sebáceos, beliscando a pela ou pelo uso de cianoacrilato. Os filamentos sebácios são tipicamente encontrados na área central da face e nas alas nasais em indivíduos pós-puberdade via grandes poros faciais e seborreia.Os filamentos sebáceos são compostos por um esqueleto de entre 10 e 30 camadas de células em forma de espigão e encerram uma mistura de bactérias, lípido sebáceo, fragmentos de corneócito e um pêlo. Após a expressão de um filamento, o folículo reenche-se num espaço de 30 dias. As várias porções dos folículos sebáceos (acro- e infra- infundibulum) e os conteúdos foliculares são visíveis à luz do microescópio e a nível ultraestrutural. Os folículos contendo filamentos sebáceos possuem uma camada granular visível e nenhuma acantose. Os filamentos sebáceos devem ser diferenciados do microcomedão e da trichostastis spinolosa. Estes são uma variação morfológica dos folículos sebáceos."

Se não sabiam o que era até agora, descansem. A maioria das grandes marcas também continua a fazer marketing para combate aos SF como se fossem pontos negros. A verdade é que artigos a usarem o termo "filamentos sebáceos" não existem propriamente a pontapé, e por isso as pessoas ainda usam muito o termo ad libitum. 



Se quiserem usar um termo de diferença mais geral, os pontos negros por norma estão associados a uma distensão do poro, e a uma acumulação de sebo e peles mortas, tendo a aparência "negra" que lhes é característica. Os SF nem sempre têm a cor da oxidação dos lípidos e são mais pequenos.

Em termos de tratamento em que é que se traduz esta diferença? Em nada, o tratamento que deverá ser feito é semelhante quer para um, quer para outro caso: retinóides, esfoliação química, manual, deverão ser as opções a seguir numa rotina consistente e para uma pele mais saudável.

Sempre que inserir produtos novos na rotina, inseri-lo um a um, para perceber como a pele reage e se adapta ao produto novo.

(E se quiserem rir um bocadinho, consultem o meu post de 2012 sobre pontos negros, só para verem a diferença na escrita e na abordagem!)