Esta semana em conversa com uma amiga que volta e meia gosta de ir espreitar os meus posts antigos, esta disse-me:
-Olha, aquele post dos erros que postaste há uns 5 anos, não queres fazer um reboot daquilo?
A bem verdade, este género de posts acaba por ser um (re)ver de certos aspectos do dia-a-dia que nós todas já fizemos (ou continuamos a repetir ad infinitum) e que sem sombra de dúvida ao serem corrigidos podem traduzir-se numa melhoria considerável no aspecto da pele!
(Se calhar antes de comprarem um creme novo, pensem em alterar alguns destes pontos!)
1- Não beber água suficiente durante o dia
Guilty as charged! Tenho semanas em que falho redondamente em beber água durante o dia. Mesmo nada, nadinha. Certamente como eu, outras pessoas o fazem. O valor de água que deve beber será realmente os oito copos de água por dia que se ouve por aí e, apesar de este valor oscilar ligeiramente dependendo das fontes, do tipo de pessoa ou da actividade física que pratica diariamente, muitas de nós andamos bem longe deste objectivo diário!
Um aumento da ingestão diária de água melhora a textura da pele, a densidade, dando-lhe um aspecto menos baço e mais saudável.
Como o fazer? Para algumas pessoas (como eu) ter a garrafa de água ao lado é suficiente. Existem também aplicações que avisam quando se deve beber água e monitorizam a quantidade que bebemos durante o dia, há quem prefira beber sumos naturais... escolha o método que que lhe parecer melhor! :)
2- Limpar o telemóvel!
Esta sugestão parecerá realmente esquisita, mas eu explico o porquê de aqui estar: há algum tempo tive uma amiga que estava com uma data de borbulhas inexplicavelmente localizadas na bochecha direita. Ao fim de andar a desesperar com cremes para aqui e para acolá, o assunto resolveu-se começando a limpar o ecrã do telemóvel, que usava sempre do mesmo lado para realizar chamadas.
Parece algo saído de um filme, mas pensemos bem: quantas vezes mexemos com as mãos sujas no ecrã do telemóvel? Pois.
3- Trocar a fronha da almofada com mais frequência
Da mesma linha do ponto acima, é um facto de que os óleos e peles mortas da nossa pele vão-se acumulando nas fronhas das almofadas todos os dias. Há quem considere que se devia trocar as fronhas das almofadas de 2 em 2 dias: um dia de cada lado da fronha. Ainda que nem todos os especialistas apoiem este excesso de zelo, certamente que concordam comigo que a frequência com que todas nós trocamos as fronhas das almofadas não é a melhor!
Como o fazer? Há quem compre em lote fronhas de almofadas de algodão ou seda (se bem que estas últimas são bem mais caras!) e as vá trocando com frequência entre elas. Já vi quem também compre t-shirts e as use por cima das fronhas para as conseguir ir trocando com mais frequência. Como já afirmei no ponto nº 1, depois é uma questão de escolher o método que considere mais conveniente.
4- Não utilizar protector solar no dia-a-dia
Este ponto é um repetente do post de 2012, mas a verdade 5 anos depois é que, apesar das pessoas estarem mais consciencializadas de que a protecção solar é para ser realizada o ano todo, ainda existem muitas pessoas que a consideram apenas uma necessidade da época veranil. O protector solar é dos melhores produtos anti-envelhecimento que existe, e as opções são imensas, quer online, quer nas superfícies comerciais e farmácias.
A desculpa de há uns anos que "não gosta de andar a cheirar a protector" ou que "os protectores são todos gordurosos" já não pega, ok? Toca a procurar um protector solar!
5- Esquecer-se do pescoço
Tantas de nós focamo-nos nas mãos e na cara e esquecemo-nos do resto do nosso corpo, não é verdade? O pescoço, por exemplo, é uma das zonas que mais facilmente nos esquecemos de cuidar, mas que pode ser incorporada na rotina com bastante rapidez: basta estender os tratamentos da cara para o pescoço. Voilá!
Concordam com estes pontos? Adicionariam mais algum? Têm alguma dica para partilhar? Contem-me tudo!
Boa semana*