segunda-feira, 24 de abril de 2017

A Mantinha Explica: Terei a pele desidratada?

Para quem já acompanha o blog há algum tempo (ou me tenha abordado acerca deste assunto), sabe que tenho a pele oleosa e desidratada. Esta descrição causa confusão a muita gente, uma vez que ainda há a ideia errada de que uma pele oleosa não pode estar desidratada.



Em primeiro lugar, a pele desidratada não é uma classificação de "tipo de pele", como a "pele seca/oleosa/mista", mas mais como um estado da pele. Assim sendo, tanto uma pele seca como uma pele oleosa podem experienciar desidratação em várias fases da vida.

Isto pode ser causado por uma multitude de factores: a pele tem uma barreira natural que é responsável por manter a hidratação da mesma que muitas vezes é comprometida.

Os culpados? Por exemplo, aqueles géis de limpeza que deixam o efeito "squeaky clean" (efeito a repuxar e meio emborrachado quando passamos com o dedo na pele a seguir a ser lavada). Ao comprometer a barreira de hidratação da pele, o que vai acontecer é que esta vai perder água muito mais rapidamente e vai tentar compensar a perda de água com a produção de óleo.

Daí sim, ser super normal uma pessoa com a pele oleosa tê-la desidratada!

Como sei que tenho pele desidratada?

Existem vários sinais de uma pele desidratada, como uma pele baça e macilenta ou até aquela sensação de "repuxar" após a lavagem. No meu caso, noto bastante que a minha pele precisa de hidratação quando esta ao ser apertada, demora mais tempo a voltar ao estado original (recordo que tinha-se o hábito de fazer isto nas costas das mãos dos idosos para ver se eles estavam desidratados ou não).

Como posso resolver?


Uma das acções imediatas para melhorar o aspecto da pele é aumentar a ingestão de água.

(Sim, não vale a pena estar aí a abanar a cabeça para os lados enquanto lê isto. Eu sei que bebe pouca água. Aproveite e vá buscar um copo agora.)




Outro factor bastante importante é rever os produtos que anda a usar. Os produtos de limpeza que anda a usar deixam o efeito "squeaky clean" que mencionei acima? Trocar por uns que não o façam! Um bom exemplo de um cleanser que não deixa este efeito é o da Hada Labo de que falei aqui.

Não, não me pagam por andar a fazer publicidade do cleanser, bolas. I wish.




É muito importante que os produtos que utiliza na rotina sejam amigos da moisture barrier da pele. Produtos irritantes e que a comprometam não só vão originar os problemas que referi acima, como também vão fazer com que a pele responda mais lentamente a tratamentos ou a agressões externas.

Em termos de produtos-chave que pode utilizar para combater a desidratação, existe felizmente uma grande panóplia no mercado! A dica é procurar produtos que contenham produtos humectantes (como por exemplo a glicerina, ou o ácido hialurónico). A The Ordinary Skincare tem, a título de exemplo, produtos para inserir na rotina a preços bastante amigos na zona dos "Hydrators and Oils"

Costumo também utilizar um produto oclusivo, como o Aquaphor à noite para ajudar com a reparação da barreira da pele, assim como um creme rico em ceramidas.

Espero que este post, apesar de breve, possa servir para abrir aqui discussões e troca de ideias como já é hábito nos posts da "Mantinha Explica". Já estava com saudades de escrevinhar um pouco sobre isto, mas tem sido complicado andar a compilar informação. Fico a aguardar o vosso feedback!