terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A Mantinha Explica... Vitamina E



Já nos deparámos várias vezes com a Vitamina E, não só em rótulos de cosméticos, mas também em suplementos e em artigos que nos chamam a atenção para os benefícios das vitaminas. Mas conheceremos bem a Vitamina E? Quais são os seus usos? Em que circunstâncias a podemos/devemos utilizar? 

Por me ter sido solicitado, resolvi esta semana compilar um pedacinho de informação, que espero que vos seja útil, sobre esta Vitamina (em boa verdade, também já tinha saudades de escrever posts deste género)!. Que traga discussão e trocas de ideias aqui para a página, que estamos sempre a aprender!

O termo "Vitamina E" aplica-se, por norma, a uma série de compostos. As substâncias mais relevantes, e acerca das quais vou discorrer sobremaneira neste post, são os alfa-tocoferóis, que são os tocoferóis mais frequentes e activos na natureza (daí serem os utilizados quer em terapêutica, quer na cosmética). Assim sendo, por uma questão de simplificação, irei usar o termo "Vitamina E", quando me estou a referir aos alfa-tocoferóis.

A Vitamina E é sintetizada apenas por plantas. Assim sendo, é comum muitos dos produtos comercializados conterem extractos de plantas ou óleos das mesmas. Em termos de suplementação, alimentos como grãos, óleos e azeites são fontes de Vitamina E.

A função principal da Vitamina E, em seres humanos, aparenta ser a de um antioxidante. Os radicais livres são formados primariamente no nosso corpo durante o nosso metabolismo e também devido à exposição de factores ambientais, como a poluição.

Assim sendo, os lípidos, como são uma parte integral das membranas celulares, são vulneráveis à sua destruição através da oxidação dos radicais livres.

A Vitamina E, sendo uma Vitamina lipossolúvel, está desenhada para interceptar radicais livres, e assim prevenir uma reacção em cadeia da destruição dos lípidos.

Em termos cosméticos, muitas das marcas existentes no mercados usam a Vitamina E como bandeira para melhorar as cicatrizes, no entanto, alguns estudos indicam que o uso exclusivo de Vitamina E não só não melhora a cicatrização, como em algumas situações ainda piora (Este estudo refere que o uso concomitante de pensos de silicone imbuídos com Vitamina E pode melhorar o aspecto de cicatrizes do género quelóide e cicatrizes hipertróficas). Será, então, recomendada em casos de prevenção de cicatrização e não tanto como redução de uma cicatriz já existente.

Em termos da sua utilização no acne, esta é bastante controversa. Se, por um lado, o uso de Vitamina E se mostra útil, segundo alguns estudos, para contrariar certos efeitos do uso da isotretinoína; por outro lado, esta poderá ser potencialmente irritante para a pele e provocar um agravamento do estado da mesma. Assim sendo, em casos mais graves de acne, o melhor será mesmo procurar um dermatologista para aconselhamento e, em todos os casos, testar sempre os produtos 24 horas antes, numa zona da pele mais pequena, antes de se iniciar a utilização "normal".

Beijinho e boa semana*