Se houve review aguardada e desejada, foi esta! Já tinha falado do produto no facebook, mas entretanto ainda não tinha arranjado coragem para me sentar e completar a review. Um resfriado e umas férias resolveram o assunto: aqui estou e pronta para vos falar do famoso Low Shampoo da L'Oréal!
Então e em que é que consiste esta história do "Low (Sham)poo"? Não querendo alongar-me no texto da review (e, se acharem plausível e interessante, até posso escrever um pequeno texto À parte sobre o assunto), o tratamento de Low Poo significa o uso de produtos no cabelo com redução ou eliminação de sulfatos e outros químicos. Pode ser um estado de transição para o "No Poo" (remoção de todos estes produtos e removendo o champô da rotina de limpeza do cabelo), ou poder-se-á seguir o primeiro como método primordial.
E que vantagens tem este método? Isto acaba por se traduzir num cabelo mais macio e saudável, que não tem tanta tendência a produzir óleo em excesso, porque grande parte dos detergentes mais agressivos são reduzidos/eliminados dos produtos para lavagem do cabelo. É um processo tendencialmente moroso e, à semelhança do Oil Cleansing Method, um método também por tentativa e erro: nem todos os produtos funcionam da mesma maneira para todos.
Existem fóruns e blogs inteiramente dedicados ao Low Poo/No Poo e o hype desta tendência já chegou às prateleiras dos supermercados. A L'Oréal lançou três Cremes de Lavagem sem sulfatos. O preço não é de todo amigo: creio que paguei à volta de 8€ por cerca de 400ml, enquanto tinha dado cerca de 5€ no mesmo dia por um champô da mesma marca de 700ml.
As instruções são claras e a utilização é em todo semelhante à de um champô: aconselham cerca de 12 bombeadas do produto por utilização, massajar o produto no couro cabeludo e enxaguar.
Aqui reside a minha preocupação número 2: a quantidade de produto que gastamos por utilização é francamente grande, o que significa que a vida útil do produto fica bastante reduzida.
No entanto, em termos de consistência e de actuação leva os meus parabéns: é complicado adaptarmo-nos a um produto que não faz espuma quando estivemos a vida toda formatados para o facto de que "só quando faz espuma é que fica bem limpo", mas alegra-me o facto de não necessitar nem de amaciador nem de óleo quando utilizo o produto. O problema da espuma é problema do utilizador e com o tempo certamente será ultrapassado!
Em suma, um produto bom e promissor, mas que peca no balanço qualidade/preço: gasta-se rapidamente e não tem um preço amigo do consumidor, que quando vai comprar champô a um supermercado procura produtos dentro de uma gama de preços no qual este champô não se insere.
Vou aguardar aquelas promoções que normalmente se fazem para adquirir a próxima embalagem!