quarta-feira, 5 de outubro de 2016

E quando o filme inspira a compra do livro?

Admito: sou daquelas pessoas chatas que invariavelmente resmunga "O livro é melhor do que o filme".

Apesar de ser adepta fervorosa da série "Game of Thrones" e de ser uma ávida leitora, recuso-me terminantemente em tocar num único livro da saga, por medo da série deixar de ter aquela magia e emoção que tem tido para mim.



É parvo, eu sei, mas tenho o péssimo hábito de tecer comparações e de, enquanto leio, criar expectativas e imagens mentais que por vezes não são correspondidas quando o dito livro passa à tela do cinema.

Esta terça-feira, aproveitando o dia seguinte ser feriado, optámos por no serão irmos ao cinema ver o último filme do Tim Burton, o Miss Peregrine's Home for Peculiar Children. É uma adaptação ao cinema de uma colecção de livros do autor Random Riggs e que já me tinha despertado algum interesse quando, numa das minhas inúmeras incursões à Fnac, tinha visto uma amiga minha pegar no "peculiar" primeiro volume da saga.



Na altura disseram-me que ia ser adaptado ao cinema pelo Tim Burton, portanto aguentei-me com a compra e resolvi ver o filme primeiro, não vá o diabo tecê-las.



Gosto muito dos filmes do Tim Burton. Toda a escolha de cores, como a apetência pelo macabro e invulgar atrai-me bastante e prende-me ao ecrãn. Big Fish, Eduardo Mãos de Tesoura, Sweeney Todd são filmes que estão na lista dos meus 10 favoritos de todo o sempre e que marcaram de maneiras diferentes a minha infância e adolescência.

Ultimamente andava meio desiludida com as coisas que ele tinha feito (perdoem-me os fãs do filme da Alice que ele fez, mas abominei o raio do filme), e estava meio reticente com este da Miss Peregrine.



Sem querer entrar em spoilers, gostei bastante. A Eva Green esteve maravilhosa, como sempre (ainda estou abismada com o trabalho que ela fez na série Penny Dreadful) e todo o ambiente e cores era delicioso (um dia ainda vou ter uma mansão daquelas, tal e qual! Com estufa e jardim a perder de vista).



Gostei do filme ao ponto de hoje já ter comprado os livros todos, para poder lê-los em casa. Por mim, já está perdoado depois do filme da Alice in Wonderland.

E venham de lá esses livros, então.