terça-feira, 2 de junho de 2015

A Mantinha Explica: Protecção Solar, Introdução



É tão certo como estarmos em Junho que um bom protector solar é uma das armas mais eficazes que podemos ter no nosso kit de beleza.

Enquanto infelizmente no nosso país apostamos em tratamentos curativos e não propriamente nos preventivos, já pelas bandas da Ásia se cultivava o uso da protecção do sol: primeiramente por evitar a exposição solar com roupa ou chapéu, até ao aparecimento dos protectores solares que usam religiosamente para manter uma pele o mais saudável possível.


Uma pessoa já desconfia que a maioria das pessoas praticamente não tem conhecimento ou não quer usar protector durante o ano... no entanto, trabalhar numa farmácia fez com que apercebesse de um cenário ainda mais negro: grande parte das pessoas nem no Verão usa protecção solar fora da praia!

As razões são múltiplas: dá muito trabalho usar um protector, a cara fica "branca" nas fotografias e ao vivo, deixa a pele muito gordurosa... sabem como é: todas as razões são boas para se justificar o pouco ou nenhum uso de protecção. O facto de sermos um país bastante solarengo não ajuda a que os casos de cancro da pele sejam bastante altos e a prevenção para que tal não aconteça seja pouca ou nenhuma.



O protector solar ajuda bastante como escudo contra os raios UVA e UVB, fazendo então com que as manchas da pele não piorem e retarda o envelhecimento da mesma. É recomendado também que as pessoas usem um protector com SPF de 30 ou mais com alta protecção solar diariamente especialmente se estiverem a usar produtos como AHAs (os esfoliantes químicos que já vos tinha falado anteriormente), o benzoyl peroxide (usado em produtos para combater o acne, por exemplo).

A quantidade aplicada também está directamente relacionada com a eficácia do produto. A quantidade de protector solar que se deve colocar na cara deve ser equivalente a 1/4 de uma colher de chá e a reaplicação do mesmo deve ser impreterivelmente feita a cada duas horas (uma vez que suamos, limpamos o protector...) ou, se estiverem a fazer praia, de cada vez que forem à água.

O tipo de protector varia de acordo com as características que procuramos no produto: pode ser de textura mate ou mais hidratante, com cor, sem cor... em termos de tipos de protectores temos os químicos, físicos e combinados (sobre os quais falarei num próximo post)... a escolha, felizmente, cada vez é maior!

O protector solar é, sem sombra de dúvida, nosso aliado e só temos todos a ganhar em incluí-lo numa rotina de beleza para protegermos a nossa pele de futuras complicações e de um envelhecimento precoce. Já tem o seu? Qual a marca? Costuma aplicar diariamente?


Beijinho*