É de conhecimento comum que gosto de produtos polémicos.
Produtos que toda a gente gosta são bons de fazer review, é um facto, mas também acabam por ser à sua medida, aborrecidos: como a opinião é a mesma de toda a gente ao fim de meia dúzia de reviews a informação acaba por se tornar repetitiva e a discussão não se desenrola por aí além.
No caso de produtos como o Bio-Oil ou, por exemplo, a máscara They're Real! da Benefit, o cenário é completamente diferente: temos casos de pessoas que amam de coração o produto e ao mesmo tempo gente que o acha uma perda de dinheiro. Será esta a polémica que faz com que este seja um dos óleos mais vendidos cá em Portugal ou é porque realmente um produto bom?
Antes dele chegar a Portugal já tinha ouvido falar bastante dele nos fóruns estrangeiros: o produto afirma que reduz o aspecto das marcas das estrias com uso regular, assim como melhor a aparência da pele a vários níveis, tal como hidratação e firmeza.
A lista de ingredientes é bastante extensa e para peles sensíveis bastante preocupante:
Ingredients
Paraffinum Liquidum (Mineral Oil), Triisononanoin, Cetearyl Ethylhexanoate, Isopropyl Myristate, Retinyl Palmitate, Tocopheryl Acetate, Anthemis Nobilis Flower Oil, Lavandula Angustifolia (Lavender) Oil, Rosmarinus Officinalis (Rosemary) Leaf Oil, Calendula Officinalis Flower Extract, Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil, Glycine Soja (Soybean) Oil, BHT, Bisabolol, Fragrance, Amyl Cinnamal, Benzyl Salicylate, Citronellol, Coumarin, Eugenol, Geraniol, Hydroxycitronellal, Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene Carboxaldehyde, Limonene, Linalool, Alpha-Isomethyl Ionone, Red 17.
Já vou na segunda embalagem que uso (uso-a mais para limpeza da maquilhagem à noite do que propriamente para as estrias, uma vez que as minhas já estão brancas) e não noto realmente mais diferença do que se usasse só óleo mineral, que é o composto principal deste produto. Fico ligeiramente aborrecida com a necessidade de utilizarem um corante, uma vez que é uma adição que não faz sentido nenhum. No entanto, tal como qualquer outro óleo, remove eficazmente a maquilhagem da pele e deixa-a bastante macia ao toque, uma vez que é um óleo de toque "seco" e não peganhento.
O cheiro é um factor fracturante: tenho clientes que o compram exclusivamente pelo cheiro (já tive quem me dissesse que nem nota diferenças quando o utiliza, mas que adora o perfume que deixa na pele), e outras que o deixaram de usar pelo aroma, apesar de verem bastantes benefícios no uso do mesmo. No entanto, a mistura de óleos que dá o perfume ao Bio-Oil pode ser irritante para algumas peles (o óleo de lavanda, por exemplo), sendo que as peles com tendência acneica e as sensíveis têm de ter bastante cuidado ao usarem o produto.
Em termos de melhorar o aspecto das cicatrizes e estrias, é natural que o faça: manter o tecido hidratado e é um dos truques que se usa para evitar a formação das mesmas. No entanto, isto pode ser conseguido tanto com este como em qualquer outro óleo e com massagem.
Em termos de preço, nós não nos podemos queixar: se as americanas um dos motivos principais pelos quais apontam o dedo ao produto é o preço (custava, quando foi lançado, cerca de 25 dólares), por cá pode ser encontrado, por exemplo, a 9€ na loja Cosmetic Delivery, ou por exemplo numa farmácia (as grávidas têm-no procurado bastante para tratamento das estrias)
E vocês, já experimentaram? Gostaram, ou nem por isso?
Beijinho*