sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Mantinha Explica... Rotina de Pele parte 2 - Cleansers


Por muito diminuta que seja a rotina de beleza de uma mulher, normalmente está sempre incluída nele um produto de limpeza da pele. Foi-nos incutido desde cedo que "limpar a pele é fundamental" e todas nós o fazemos praticamente 2 vezes ao dia, para preparar um dia de trabalho e para remover as impurezas no fim do mesmo. Será que o estamos a fazer bem? O que usar para limpar e cuidar da parte do corpo que as mulheres cuidam mais, o rosto?
Tentando manter-nos à parte do tipo de pele e das variâncias que cada pessoa experimenta com a sua pele, é um facto que todas procuram num produto de limpeza de rosto... que o limpe. Enquanto que pessoas com pele seca procuram um que não lhes deixe a pele repuxar e as oleosas um que remova a oleosidade da pele, algo tem que ser comum a todas aquando da compra de um cleanser: que este seja gentil para a pele.

Normalmente grande parte das peles oleosas como a minha é também desidratada em grande parte pela percepção errónea de que "se está oleoso, tem que se tirar o óleo todo para ficar bem!". Se a pele produz óleo em demasiada para o que é considerado "normal", existe algum problema na regulação do mesmo que faça com que este tenta compensar por produzindo óleo. Acaba assim por ser um ciclo em que a pele vai produzindo mais óleo porque nós os estamos a retirar com produtos agressivos.

Há quem afirme que nem há a necessidade de usar cleansing às manhãs, lavando apenas o rosto com água. Eu, por preferência pessoal (continuo a achar que por muitas vezes que mude a fronha da almofada esta acaba sempre por ficar suja com os cremes e loções que coloco na cara e cabelo), e por isso opto sempre por lavar duas vezes ao dia. Troco praticamente todos os dias de toalha para limpar o rosto (o Oil Cleansing Method deixa praticamente a toalha toda suja com a maquilhagem e os óleos) e uso umas toalhas de pano finas, que se chamam vulgarmente "fraldas" (eram os tecidos de algodão que se usavam antigamente para se fazerem as fraldas das crianças, quando ainda não existiam as descartáveis).

Uso o cleanser com movimentos circulares, passo por água fria (tenho o hábito de inchar bastante da cara durante a noite e o frio contraria isso) e limpo a água dando toquezinhos ao de leve com a toalhinha. (Esfregar está fora de questão que fico com a pele toda vermelha durante um bom tempo). Segue-se a rotina.


Em termos de produtos, já recomendei e continuo a recomendar acima de todos os outros o Gokujyun face wash da Hada Labo. Conforme já referi na review, mantém a pele sem o efeito "repuxar" e não sinto que agrida a pele de maneira nenhuma, deixando-a suave ao toque e preparada para o resto da rotina. À noite tenho usado também a Mousse de Limpeza Facial da linha de Vinoterapia d'O Boticário. Ainda não há reviews, mas porta-se bastante bem, pecando apenas por remover mais óleo do que aquilo que gostaria. No entanto, como gosto de tirar partido até do que menos gosto nos produtos, utilizo-a à noite para remover o óleo do Oil Cleansing Method, de maneira a que não fique um filme oleoso por debaixo dos outros produtos da rotina nocturna.

Como opções no mercado, posso dizer que me agradam bastante os produtos de limpeza da Avène e já ouvi dizer que o Eucerin Dermatoclean também tem óptimas reviews (o Mild Cleansing Milk). O importante, na minha opinião, será optar por um suave e que não deixe o efeito de "repuxar" que a malta com pele oleosa tanto gosta.