domingo, 12 de abril de 2015

Rotina de pele dos últimos meses: True Perfection, da Oriflame


Sei bem que muitas de vós ainda nem leram as primeiras linhas do post e já estarão a pensar "só agora??". Realmente o evento de apresentação da linha data de Novembro do ano passado e, apesar de todas terem feito review da linha nos primeiros meses de uso dos produtos, eu deixei passar mais uns mesinhos. 

Bastantes, eu sei, mas que querem: já não é a primeira vez que tenho sustos com produtos que, apesar de fazerem parte da minha rotina de pele há já muito tempo, acabam por me causar borbulhas e sejamos honestos: introduzir 1 produto na rotina para testar é uma coisa...

...introduzir quatro espaçadamente, para se poder notar as diferenças que cada um causa é outra completamente diferente!
Assim sendo, poder-se-á dizer oficialmente que este foi o post que mais tempo ficou a fermentar na zona de rascunhos do blog. Ia adicionando uma coisinha ou outra conforme me ia lembrando e, no fim, tive de colocar um ponto final na review ou esta seria como as obras de Santa Engrácia e ficaria eternamente por publicar.

Já sabem que eu, quando me dá para os posts compridos, a coisa fica bastante extensa e aborrecida: no entanto, se gostarem como eu de tentar perceber qual é o ingrediente que vos está a causar "aquele efeito macio" na pele ou "a sensação de pele hidratada", creio que este é o post ideal para o fazerem.



O creme de dia foi o primeiro produto a testar. O meu Idéalia da Vichy já estava a dar as últimas (creio que nestes últimos meses acabei por usá-lo apenas duas vezes, porque já estava farta de ver ali a embalagem a causar tanto espaço na secretária para o pouco produto que tinha), e resolvi pô-la a uso. 
A textura do creme é facilmente absorvida e bastante confortável: será definitivamente mais indicada para quem tem pele normal, uma vez que tendo eu a pele desidratada mas oleosa, dou-me bem com ele. 

No que diz respeito a ingredientes, de destacar positivamente a glicerina como um dos ingredientes principais, assim como os que se seguem com o propósito de evitar que a nossa pele perca a hidratação ao longo do dia. Todos os produtos da gama contêm Mica também nos seus ingredientes, para dar aquele "brilho" à pele após a aplicação. Gostaria que o ácido hialurónico estivesse mais acima na lista de ingredientes. A "Albizia Julibrissin Extract" também destacada na lista de ingredientes está listada como antioxidante (sendo esta também que dá o mote principal a esta linha, pelas suas propriedades anti-envelhecimento).

Os silicones, sendo um creme de dia, não me causam confusão aqui uma vez que ajuda com a textura do creme de dia e com o acabamento com que fica na pele. De destacar, por exemplo, que o creme interage mal com a minha base Dior Star, mas com as da MAC e NARS que tenho cá por casa tal não aconteceu. 

No fim da lista está a protecção solar, pelo que recomendaria ainda assim, complementar a rotina com um protector solar.

Ingredientes: AQUA, GLYCERIN, DIMETHICONE, CYCLOPENTASILOXANE, NYLON-12, BETAINE, SODIUM ACRYLATE/ACRYLOYLDIMETHYL TAURATE COPOLYMER, PEG-12 DIMETHICONE, STEARIC ACID, ISOHEXADECANE, DIMETHICONE/VINYL DIMETHICONE CROSSPOLYMER, CAPRYLYL GLYCOL, PHENOXYETHANOL, PARFUM, MICA, IMIDAZOLIDINYL UREA, POLYSORBATE 80, ALBIZIA JULIBRISSIN BARK EXTRACT, XANTHAN GUM, POLYSILICONE-11, SORBITAN OLEATE, SILICA, SODIUM HYALURONATE, PEG-10 DIMETHICONE, POLYSORBATE 40, AMMONIUM POLYACRYLOYLDIMETHYL TAURATE, METHYLPARABEN, SODIUM BENZOATE, ETHYLPARABEN, PROPYLPARABEN, CI 77891


De seguida, testei o creme de noite. Este é, sem sombra de dúvida, o meu produto favorito da linha. A textura é consideravelmente mais espessa do que a do creme de dia (naturalmente), e não é absorvido tão facilmente. No entanto, não deixa aquele efeito gorduroso e descobri que combinado com um Sleeping Pack deixa a minha pele macia ao toque mal acordo. Não costumo ter um creme de noite para esse propósito (normalmente uso cremes cuja textura mais oleosa não me permite usar durante o dia), mas apaixonou-me de tal forma que já vou na segunda embalagem!

Em termos de ingredientes, de louvar o silicone estar no fim da lista (looking at you, L'Oreal com silicones no topo da lista de produtos para usar à noite!).

De ressalvar como bastante positivo o ácido glicólico (esfoliante químico) e de ressalvar que, uma vez que tem Myristyl Myristate (Emoliente), as peles com tendência acneica devem testá-lo numa zona pequena 24h antes do seu uso.

Ingredientes: AQUA, GLYCERIN, CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLYCERIDE, MYRISTYL MYRISTATE, BETAINE, CYCLOPENTASILOXANE, PENTAERYTHRITYL DISTEARATE, BUTYLENE GLYCOL, OCTYLDODECANOL, CYCLOHEXASILOXANE, GLYCERYL STEARATE, PEG-100 STEARATE, POLYACRYLATE CROSSPOLYMER-6, SILICA, GLYCOLIC ACID, CERA ALBA, PHENOXYETHANOL, DIMETHICONE, PARFUM, IMIDAZOLIDINYL UREA, SODIUM HYDROXIDE, ALBIZIA JULIBRISSIN BARK EXTRACT, CAPRYLYL GLYCOL, XANTHAN GUM, MICA, SODIUM BENZOATE, CI 77891




O sérum da gama é anunciado como sendo um bom complemento tanto ao creme de dia como ao creme de noite, e é bem verdade! É absorvido com bastante rapidez também e deixa um brilho mais acentuado do que os outros aquando da aplicação. O cheiro é semelhante ao resto da linha (suave), mas destaca-se um ligeiro cheiro a álcool, que se veio a verificar como sendo um dos produtos que está em maior quantidade na lista de ingredientes (assim sendo, quem costuma ter irritação a produtos com álcool convém ter isto em atenção).

Ingredientes: AQUA, DIMETHICONE, GLYCERIN, ALCOHOL DENAT., BUTYLENE GLYCOL, NYLON-12, PPG-5-LAURETH-5, CETEARETH-20, MICA, PHENOXYETHANOL, DIMETHICONOL, AMMONIUM ACRYLOYLDIMETHYLTAURATE/ VP COPOLYMER, SODIUM ACRYLATE/ACRYLOYLDIMETHYL TAURATE COPOLYMER, IMIDAZOLIDINYL UREA, PARFUM, ISOHEXADECANE, ALBIZIA JULIBRISSIN BARK EXTRACT, POLYSORBATE 80, CITRIC ACID, SORBITAN OLEATE, SODIUM HYALURONATE, SODIUM BENZOATE, METHYLPARABEN, ETHYLPARABEN, PROPYLPARABEN, CI 77891


Vou admitir: deixei este para último porque não sou fã de cremes de olhos. Normalmente ou me deixam a zona do olho consideravelmente oleosa, ou me provocam mília... é sempre um grande dor de cabeça. Este não me causa nenhuma das duas, mas infelizmente só consigo notar diferenças na zona das olheiras porque o roll-on do creme e o efeito fresco me fazem diminuir o inchaço às manhãs. Mas eu sou preguiçosa, o que querem...

De destacar da lista de ingredientes a cafeína para ajudar à redução do inchaço sobre os olhos.

Ingredientes: AQUA, GLYCERIN, CYCLOPENTASILOXANE, DIMETHICONE, BUTYLENE GLYCOL, ISONONYL ISONONANOATE, CYCLOHEXASILOXANE, SILICA, SODIUM ACRYLATE/ACRYLOYLDIMETHYL TAURATE COPOLYMER, CAFFEINE, PHENOXYETHANOL, DIMETHICONE/VINYL DIMETHICONE CROSSPOLYMER, DIMETHICONOL, IMIDAZOLIDINYL UREA, ISOHEXADECANE, CAPRYLYL GLYCOL, POLYSORBATE 80, ACRYLATES/C10-30 ALKYL ACRYLATE CROSSPOLYMER, MICA, ALBIZIA JULIBRISSIN BARK EXTRACT, SODIUM HYDROXIDE, SORBITAN OLEATE, SODIUM BENZOATE, CI 77891


Agora a parte que mais anseiam: notei alguma diferença ao mudar de rotina de pele durante cerca de 6 meses? Definitivamente sim: apesar de ter ficado mais fã de uns produtos do que de outros (mais por feitio do que propriamente por incapacidade do produto em si), vejo-me a incorporar alguns deles numa rotina a longo prazo. É-me bastante difícil encontrar produtos que consigam acompanhar a bipolaridade da minha pele durante bastante tempo, mas estes conseguiram fazê-lo bastante bem, não me causando problemas como acne, oleosidade extrema ou desencadear crises de dermite (como me costumava acontecer com bastante frequência com produtos que me removiam a oleosidade natural da pele).

Em suma, se estão à procura de começar uma rotina de pele a longo prazo e procuram produtos que estejam facilmente acessíveis para compra e teste, aconselho vivamente a começarem por aqui. Peçam amostras à vossa consultora, quem sabe se não é desta que encontram "o tal" produto?

Os produtos estão à venda no Catálogo Oriflame e, se não estou em erro, o sérum está com cerca de 10€ de desconto.

Beijinho*