sexta-feira, 17 de abril de 2015

A Mantinha explica... rotina de pele (parte 1)

Pouco me recordo da altura em que comecei a ter uma rotina de pele regular. Lembro-me vagamente de na minha adolescência ter insistido com os meus pais para me comprarem um sabonete líquido da Clearasil (não por ter borbulhas em catadupa, mas porque as minhas colegas andavam todas a usar aquilo e já se sabe como são os adolescentes) e de o ter achado tão agressivo que só o usei três vezes (ainda hoje está no armário da casa de banho dos meus pais).

 Depois disso, sei que andei bastante tempo sem utilizar o que quer que fosse, lavando apenas a cara com o sabonete das mãos (eu sei, péssimo hábito, não me sinto propriamente orgulhosa). Pelo meio surgiu a dermite seborreica, a queda de cabelo e foram tantos os acontecimentos em catadupa que a altura em que realmente caí em mim e me apercebi que deveria tomar mais atenção à minha pele ainda hoje é uma incógnita.


Sei que devemos aprender com os nossos erros e este texto é em parte escrito e dedicado à Mantinha adolescente que certamente precisava de um bom puxão de orelhas (sabonete das mãos, really?) e de um texto-guia como este. Não o vou tornar exaustivo (irei dividir o post em duas partes) e sendo vocês leitoras de blogs vão achar que muito do que vou dizer são frases óbvias e chavões já gastos.

No entanto, no meio de vós, sei que vão estar algumas que, tal como o meu "eu adolescente", provavelmente precisam de um empurrãozinho destes para começar a ter vontade de mimar a vossa pele. Espero que isto vos motive e estão à vontade para esclarecer as vossas dúvidas, quer na zona de comentários do blog e facebook, quer por mensagem privada.

Antes sequer de começar a falar no assunto de como começar uma rotina de produtos e de como escolher quais serão os mais indicados para o nosso tipo de pele, há que ressalvar o óbvio: os tratamentos de pele não são uma ciência infalível, os resultados variam bastante de pessoa para pessoa e encontrar produtos que realmente funcionam connosco acaba por ser uma tarefa bastante longa e à base de tentativa e erro.

Numa era em que temos vários meios de informação à nossa disposição e o marketing do produto se acaba por mesclar com a opinião pessoal em muitas das nossas redes sociais, é importante saber filtrar o que é importante. E nada melhor do que começar pelo simples. Acreditem, compensa mais terem uma rotina básica e bem disciplinada, com produtos que, apesar de serem "baratos" funcionarem bem na vossa pele, do que investirem rios de dinheiro em produtos que provavelmente são mais marketing do que propriamente efeito e que vocês usarão três vezes na vossa vida, porque não são indicados para a vossa pele.

Assim sendo, rotina de pele é uma tarefa que requere um comprometimento das nossas partes bastante grande. Pode ser composta por poucos passos ou bastantes (peguemos no exemplo das rotinas orientais), mas requer sempre que o utilizador a cumpra para poder produzir frutos.

(Quer resultados, tem de usar, não é?)

Assim sendo, se realmente está disposta a investir algum dinheiro em cuidar da pele, tem também de fazer o esforço de se comprometer a usar os produtos de manhã e à noite para ver resultados. Não adianta vir resmungar a dizer que o produto x ou y não lhe fez efeito nenhum se só o usa uma vez por mês, porque das outras vezes "ou acorda tarde demais para ter tempo para o usar" ou "chega tarde a casa e vai directamente para a cama".  Se acha que não está disposta a poder despender daquele tempo necessário para cuidar da pele, não vale a pena estar a largar dinheiro em produtos que vão ficar a ganhar pó no armário da casa de banho.

Se realmente está disposta a seguir com isto para a frente... parabéns! Agora atenção:


Como já referi bastantes vezes (e nunca são demais), nenhum produto é totalmente inócuo. Estes, por muitos ingredientes "hipoalergénicos" que tenham ou por mais inofensivos que possam parecer, podem sempre provocar sensibilidade em alguns indivíduos. Assim sendo, o recomendado é sempre ir comprando os produtos faseadamente e introduzi-los aos poucos para ver como a pele reage.

Peça amostras! Muitas vezes as pessoas têm vergonha de irem a perfumarias, farmácias pedirem amostras de um produto antes o comprarem, mas não o devem fazer! Só experimentando é que conseguimos ter a opinião final sobre o mesmo e ver como o mesmo se comporta ao longo do dia (tantas vezes que tenho um creme que ao aplicar me fica super confortável e que ao fim de meia hora me põe a pele a parecer uma bola de espelhos?).

No caso da cosmética oriental, quase todas as lojas já têm packs com vários cremes separados por tipo de pele em que a pessoa pode comprar e ver qual é o melhor creme para si. Cá por estas bandas têm o exemplo do site da Paula's Choice que também já usa o mesmo sistema das amostras.

A ordem de utilização dos produtos também varia bastante de utilizador para utilizador. Eu vou colocar aqui a minha (e desenvolverei mais a informação sobre cada um dos produtos na parte 2 do post), mas isto não significa que tem de ser "regra": há pessoas que não precisam de usar produtos de tratamento para patologias (como para as borbulhas ou para a dermite, no meu caso), e podem sentir a necessidade de incluir ou remover produtos da lista:

Manhã:

-Limpeza de pele (para remover os cremes e sleeping pack que usei durante a noite)
-Sérum
-Hidratante (ou o creme de tratamento da dermite)
-Protector Solar

Noite:

-Remoção da maquilhagem com OCM (Oil Cleansing Method)
-Limpeza da pele
-Esfoliação (no meu caso, uso esfoliação química)
-Sérum
-Hidratante (ou o creme de tratamento da dermite)
-Sleeping Pack

E vocês, têm alguma rotina de pele? Gostariam de adicionar alguma dica ao que já foi dito? Falar-vos-ei do propósito de cada um destes produtos na parte 2 deste post :)