Há cerca de três semanas, desabafei no Facebook que tinha pedido lá aos anjinhos que me dessem uma pele jovem e fresca, e tinha recebido em troca uma pele jovem mas na fase acneica da adolescência. Enquanto a minha cabeça andava às voltas e voltas com a razão pela qual a minha pele tinha tido um piripaque daqueles (não tinha comido nada que pudesse causar uma situação daquelas, a minha rotina de pele já era a mesma desde há uns meses...), resolvi tomar precauções e, com calma, voltar à pele que tinha anteriormente.
Nestas situações, uma pessoa nunca sabe o que há de bem fazer. Não tinha tido uma reacção que exigisse deslocar-me a um médico (nessas situações, o melhor é nem andar com experiências e deixar nas mãos dos profissionais), mas também estava com um feeling que pudesse ser algum dos produtos que estivesse a usar que pudesse estar a fazer aquilo (já não seria a primeira vez).
Assim sendo, fiz o que me pareceu sensato fazer na altura: parei com a rotina toda que estava a fazer e usei os produtos que tinha cá por casa mais inócuos:
-Um sabonete para limpeza da pele com apenas três ingredientes, sendo que os dois em maior quantidade são o óleo de azeitona (para evitar o efeito da pele a repuxar que é causada pela remoção dos óleos da pele) e água de esteva (para acalmar a pele), da Aromas do Valado.
-Um tónico de esteva que, para além das propriedades antioxidantes, é bastante utilizado pelas suas propriedades antibacterianas. A esteva, para quem não sabe, é uma planta característica da zona mediterrânica e os antigos já lhe conheciam bem as suas virtudes, quer para chás, quer utilizando a água da cozedura das diferentes partes da planta para diferentes fins (desinfectar feridas, acalmar o estômago...). O cheiro é bastante característico, intenso e faz-me lembrar agora esta época, quando ia de férias para a Beira Baixa passear para os campos. Good times. O tónico também é da Aromas do Valado.
- Um frasquinho de Óleo de Argão, que usei para hidratar mais profundamente à noite (optei por um que tivesse apenas óleo e que, apesar de ter um prazo de validade mais curto, sei que não há muita possibilidade de me causar problemas). O óleo é da Naturessima (não encontrei já o óleo no site, mas é da marca Akamuti).
-Um creme para peles sensíveis e que me foi recomendado pelo dermatologista há uns bons anos, quando tinha as crises mais graves da dermatite seborreica. Funciona que é uma maravilha, e utilizei-o durante o dia, para evitar que parecesse uma bola-de-espelhos se usasse só o óleo para hidratação. Este é o Sensibio DS+ da Bioderma.
-O óleo tea tree da The Body Shop foi pensado na altura para tratamento das borbulhas mas, por achar que ele poderia causar irritação, acabei por dispensá-lo e não o achei necessário.

Não usei nenhuma maquilhagem durante esses dias até melhorar (e até dispensei, a muito custo, o protector). Depois de melhorar o que fiz foi o que se devia normalmente fazer quando se introduzem produtos novos numa rotina: com um espaço de vários dias fui introduzindo os produtos um a um para ver se algum deles provocava uma diferença no meu estado da pele. Calhou, por acaso, ser logo dos primeiros produtos que voltei a inserir na rotina mas, ainda assim, segui com o sistema até ao fim, não fosse haver mais do que um (costuma-se dizer que "um azar nunca vem só"). Felizmente desta vez o azar veio sozinho e foi rapidamente posto de parte para nunca mais ser usado.
Posso dizer agora que tão cedo não vou andar a pedir uma pele tão jovem, não vá o tiro sair-me pela culatra: fico-me apenas por ansiar ter uma pele boa para a idade que tenho, e isso depende apenas e só de mim!