Olá a todas!
Este vai ser, à semelhança de alguns nos últimos tempos (e cheira-me que assim será durante mais algum tempo, quiçá, definifivo), um post mais generalista e que dá azo a poder escrever mais e ultrapassar o vulgo post de apenas "review" que tenho feito ultimamente. Vou entrar em estágio, é certo, mas o facto de não ter mais o peso da faculdade e dos horários incertos vai-me permitir poder gerir um bocadinho melhor o meu tempo livre e talvez os posts.
Assim sendo, e nem a propósito da conversa do "lufa-lufa" da faculdade, tenho de admitir que estes anos me custaram bastante - não só pela dificuldade do curso em si (ninguém disse que químicas eram fáceis!), mas também porque, como o horário que escolhíamos estava dependente da nossa ordem na lista (e a "aleatoriedade" fazia-me sempre calhar lá no fundo, erm), o que fez com que, sem falhar um único semestre, o meu horário fosse sempre um queijo suíço.
Isso, aliado ao facto de morar a cerca de 2h30 da faculdade de transportes, fez com que eu andasse com o horário de sono todo desregulado até há bem pouco tempo (entretanto mudei-me para esta margem, mas imaginem passar, numa semana inteira, quase um dia inteiro só em transportes). Deitava-me tarde (eu que sempre preferi uma boa noite de sono a uma noitada) e, sabendo que tinha de acordar cedo, passava grande parte das minhas horas de sono em ansiedade por saber que ia dormir pouco.
(Não tem lógica nenhuma, mas é assim que o meu cérebro funciona).
Assim sendo, reuni alguns truques que, ao longo do tempo, me fizeram ter rotinas de sono e proporcionar um sono mais descansado e tranquilo, evitando os nervos e tudo mais. (Algumas dicas vocês já as conhecerão [se não todas], mas nunca é demais reforçar a maioria, que eu bem sei que grande parte da população não cumpre):
1- Ter uma rotina à noite
Não me estou a referir exclusivamente à de beleza, mas sim às nossas acções desde a sala até à cama. Normalmente opto por desligar os aparelhos alguns minutos antes e ler antes de me deitar, porque sei que me dá sono. Outras pessoas preferem beber um copo de leite morno. É uma questão de descobrir qual é a rotina que desencadeia em si sonolência e repeti-la. O Homem é um bicho de hábitos e facilmente associará esses gestos à hora de ir deitar.
2- Levar aparelhos electrónicos para a cama não!
Telemóveis, computadores... são para ficar fora do quarto. Usá-los imediatamente antes de deitar ou na cama faz com que fiquemos mais despertos e estejamos alerta quando já deveríamos estar sonolentos. Sei bem que já existem filtros avermelhados para evitar que a luminosidade do aparelho seja tão agressiva mas ainda assim... se puder ficar desligado e longe do alcance, melhor.
(Se tiver que ficar no quarto, que fique sem silêncio e com as notificações desligadas. Não há nada pior do que querer dormir e ter as notificações do Facebook, Skype e afins a pingar... e dos amigos que enviam sms às 4 da manhã cuja urgência é pouca ou nenhuma)
3- Refeições leves antes de dormir
Tendo eu herdado do lado da minha mãe a proeza de ficar com problemas de estômago por tudo e por nada (cheguei a ter umas 4 paragens de digestão em 4 meses seguidos), o truque realmente é seguir a máxima "Tomar o pequeno-almoço como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um pobre". A bem verdade, nunca mais tive problemas de digestão de noite, nem precisei de me levantar porque estava maldisposta e tinha comido de mais.
4- Rotina de beleza nocturna também é importante!
Há quem se limite a usar apenas os mesmos produtos que usa no dia-a-dia para a noite. A bem verdade, durante a noite é quando a pele está mais propícia a uma renovação celular mais eficaz e pode receber produtos mais complexos que não usaríamos no dia-a-dia. Gosto também de completar o ritual com um Sleeping Pack (produto oriental para usar em cima do creme de noite, para evitar que este último seja completamente arrastado na fronha da almofada), que sendo oclusivo, evita que haja muita perda da hidratação da pele. Continuo a preferir os orientais, como o da Lioele, mas a The Body Shop lançou um recentemente que poder-se-à dizer que está no bom caminho para se tornar um competidor aos originais. (Imagem 1).
(Isto para não falar que, tendo dermite seborreica, se não colocar hidratação, a fricção das placas com a fronha da almofada traduzir-se-ia num banho de sangue ao acordar. Been there, done that.)
5- Aromoterapia e banho quente
Há quem prefira a estimulação visual, eu prefiro os cheiros e as recordações. Se numa noite em que prevejo que vá ter um sono atribulado (antes de exames, por exemplo), tenho por hábito tomar um banho de imersão com algum produto com cheiro reconfortante nele. (Como nessas alturas passo um dia inteiro fechado na biblioteca, a água quente acaba por me acalmar as dores dos músculos [causadas pela má postura]), e consigo relaxar um pouco mais (Imagem 2).
Normalmente aliado ao banho, tenho o hábito de colocar umas gotas de tónico de rosmaninho da marca Aromas do Valado (que comprei para a dermite e que funciona maravilhas para este propósito também [já para nem falar que estamos a ajudar uma marca portuguesa]). (Imagem 3)
6- Lençóis limpinhos!
Quem é que nunca dormiu que nem um anjo depois da cama mudada, com o cheirinho a lavado e macio? Por alguma razão é! Não se esqueçam que a fronha da almofada ainda deve ser mudada ainda com mais frequência, para evitar acumulação de detritos e piorar o estado da pele.
7- Não deixe assuntos pendentes
As preocupações são uma das causas principais da insónia. Se puder resolver o assunto antes de dormir, resolva.
8- Dica da leitora!
Como ninguém aqui nasce ensinado, gostaria muito de ouvir a vossa opinião! Quais são os truques que têm para dormir melhor? Algum produto, alguma comida? Deixem aqui na zona de comentários ou no facebook, que eu terei todo o gosto em adicioná-lo à lista, juntamente com o vosso nome :)
Inês Carrasqueira: "Ler, temperatura ideal (muito calor não deixa ninguem adormecer) e um chazinho de camomila um bocadinho antes de deitar :)"
Cátia Alves: "no inverno um bom saquinho de água quente faz maravilhas gosto de o ter aos pés ou até de me abraçar a ele. sou mesmo muito friorenta por isso preciso de muito calor na hora de dormir."
Alexandra Batista Palma "Uma boa companhia ;)"
Beijinho*