terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Dicas do Pinterest: Limão na cara e bicarbonato?

No outro dia, num post antigo de um esfoliante, tive uma leitora que deixou um comentário que me despertou à atenção: não só mencionava que tinha deixado de usar esfoliantes "de loja" há já uns bons meses, como ainda me deixava uma dica de uma receita que tinha achado no Pinterest, e que incluía o bom do sumo do limão fresquinho besuntado primeiro na cara e depois uma pasta de água com bicarbonato em seguida para esfoliar.




Agora, don't get me wrong: eu sou toda apologista de se usar produtos naturais quando realmente eles são valoráveis (têm como bom exemplo os óleos para OCM, onde os de supermercado normalmente têm mais óleo mineral do que propriamente o óleo que a marca proclama ter na composição), mas este caso o assunto pede outro tipo de discussão e uma conversa mais séria.

Antes de mais, convém deixar uma coisa bem clara: só porque é natural, não significa que seja mais seguro ou mais saudável. É bem verdade que o limão tem toda uma fonte de vitamina C,  niacina, ou ácido cítrico (proporcionando, cada um deles, um efeito anti-inflamatório, esfoliante, ou de uniformização da pigmentação), mas sendo ele um fruto e não um tónico que compramos e sabemos a quantidade de vitamina C que está presente no produto.... podemos tanto ter quantidades abaixo do recomendadas para pele acima, causando problemas! (Já para não falar que também o tempo da colheita, onde esteve guardado...tudo isso influencia a quantidade dos compostos presentes no limão.

O limão, para além dos produtos acima referidos, também contém outros não tão amigos da pele: a casca do limão, por exemplo, contém psoralenos que, em contacto com a luz solar, tornam-se em irritantes para a pele.

O Bicarbonato a justificação é mais simples e concisa e basta dizer que sendo o pH da pele entre 4.5-5 e o do Bicarbonato é 9 (e os esfoliantes químicos (AHAs e BHAs) dos quais a malta se queixa de serem "maus" estão entre os 3.4-4)...

Assim sendo, muita atenção às mezinhas caseiras! Existem muito boas lojas de produtos naturais que têm laboratórios para formulação de produtos apropriados para a pele, e consegue-se arranjar bons produtos por preços em conta sem haver necessidade de porem a saúde da vossa pele em risco :)

(Isto sou eu que posso não saber grande coisa do assunto... mas já tive aulas de laboratório e ainda tenho algumas noçõezinhas de pH)