Quando vim morar cá para casa, admito que já tinha comprado algumas coisinhas. O serviço de pratos que tenho por cá foi comprado nuns saldos n'O Gato Preto (acho que ficou a 30% do preço) e o serviço de talheres que está a uso custou 20€ na Jom e tem meia dúzia de cada um dos talheres (e é português!). Também comprado baratinho foi o serviço de tachos e panelas, que veio do Lidl (marca Ernesto, se não estou em erro) e que tem graduação no interior (poupando a tarefa de ter de se sujar um copo medidor quando se está a cozinhar.).
À excepção da Bimby (já vos conto o porquê de ter uma), o sistema com que fui comprando os utensílios é semelhante: Simulei uma potencial refeição em casa e comecei a anotar o que me fazia falta em termos de utensílios. Rapidamente me lembrei que talvez uma frigideira e uma colher de pau fizessem falta, mais umas quantas coisinhas que foram depois compradas.
(Só para terem noção, estou cá há 6 meses e ainda estou a comprar material. A semana passada foram copinhos de licor, porque tive cá visitas e só tinha os copos grandes do Ikea para tal. No entanto, durante estes 5 meses não tinham feito falta, portanto evitou-se assim que se gastasse muito dinheiro ao início, que foi investido noutro lado).
É velhinha, mas trabalha como uma nova! |
![]() |
Tendo em conta que sou uma "ranhosa" por florzinhas e mimimis, descobri que o Continente tem uma linha de utensílios também bastante barata e fofa. Vale a pena dar uma vista de olhos! |
No que diz respeito a produtos e material de limpeza, o sistema foi o mesmo. A casa já tinha sido limpa uns dias antes de nos darem as chaves, mas tinha de se comprar o essencial. Assim sendo, a lista com que comecei foi a seguinte:
-Balde e esfregona (comprei da Vileda, por ter já chegado à conclusão que eram mais resistentes do que os de marca branca que havia lá por casa);
-Pá e Vassoura (creio que neste caso a marca não interessa muito, escolhi apenas por ter as cerdas macias)
-Pronto para os móveis, limpa vidros e 2 panos de microfibra para cada utilização;
-Cillit Bang para limpezas de casa de banho, removedor de gorduras para a cozinha e respectivas esponjas para limpeza;
-Amoniacal para o chão da cozinha (o chão da cozinha é branco e suja-se com uma rapidez estonteante, portanto convém que seja uma coisa fortita)
-Aspirador (comprei um de água da Ufesa azulinho, pior decisão da minha vida: não aspira coisíssima nenhuma. Apostem numa coisa como deve de ser, mesmo que isso custe mais dinheiro do que esperariam gastar).
![]() |
"Onde é que eu já vi este padrão?" - Spoiler: eu uso a tábua de passar a ferro como fundo para a maioria dos posts |
Acabam por perder mais tempo, cansam-se mais e não há necessidade. Vão ver que no fim-de-semana depois sabe-vos bem não terem tudo por fazer :)
E por hoje é tudo! Acabei por me estender mais do que queria, mas achei por bem dar uma abordagem geral do que costumo fazer. Se quiserem algum destes temas que falei hoje desenvolvido mais profundamente, podemos discuti-lo na zona de comentários. O próximo post será sobre gestão da despensa e comida, que acham?