segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Protectores de Verão: o bom, o mau e o péssimo



É verdade, o Verão ainda está longe de acabar, mas tendo em conta que provavelmente não irei mais à piscina ou à praia este ano (Duty calls!), creio que já posso fazer um balanço dos produtos que usei este ano. Usei para protecção solar este ano quatro produtos (um não está na lista, explicarei o porquê mais adiante) e as opiniões são muito variáveis:


Protectores Golden Plus O Boticário FPS 30 e 15: O de 15 já é repetente de outros anos e, apesar de não achar gracinha nenhuma ao cheiro a canela, a verdade é que, como mascara o cheiro a protector solar, acabo por gostar bastante dele! Prometem o que cumprem e só o de 30 é que é um bocadinho difícil de absorver (mas é capaz de estar relacionado com o facto de eu me besuntar toda para ter a certeza que não fica nenhuma área por cobrir). Comecei o Verão com a protecção 30 e já mais para o fim passei para o 15 nas pernas.

Anne Möller Express Lait Bronzant FPS 30: Já li a descrição deste produto mil e uma vezes, tentando desculpar a marca: "Se calhar eu é que percebi mal e isto não tem protecção solar"....mas lá está: diz que tem FPS 30 e que acelera o bronzeado.

Bem, acelerar, acelera. Mas é o escaldão.

Resolvi um maravilhoso dia fazer pausa no protector d' O Boticário para experimentar este moço. Em má hora só o trouxe a ele para a piscina: apliquei em mim e no marido (como é costume) e, ao fim de meia hora, começo logo a sentir a pele a escaldar. (isto já estando nós fora da hora do perigo)

"Se calhar apliquei mal" pensei eu e retornei à toalha para reaplicar. Perguntei ao marido se também queria aplicar, ao que ele me respondeu negativamente (teimoso).

Ao fim de meia hora, a mesma macacada. Sentia a pele quente, mesmo sem nesta altura estar na água (logo não podia dar a desculpa da água ter tirado o protector [apesar de eles dizerem que o bichinho é waterproof]). À quinta vez disto, pensei:

"Ok, é boa ideia não sair da sombra, porque se fico ao sol, apanho um escaldão (isto já passavam das 18h e eu ainda sentia o sol a picar).

Pouco valeu: eu apanhei um escaldão nas coxas e nos ombros, e o marido um escaldãozorro no corpo todo.

Ainda assim, achei que a culpa não poderia ser do protector. Provavelmente tinha sido eu, por falta de zelo, que teria deixado passar alguma área do corpo nas vezes que apliquei o produto.

Segunda vez, apliquei só nas pernas. Comecei a ficar vermelha ao fim de pouco tempo, apliquei logo protector d'O Boticário em cima. E assim que lhe tirei fotos, foi para o lixo. Há anos que não apanhava um escaldão e este deixou-me particularmente chateada.

Uriage Hyseac Fluide (peles mistas e oleosas) FPS 30 - O bom do protector faz o seu serviço bem feito, mas faz-me produzir mais óleo do que um protector para peles "normais", logo só o consigo usar na praia e não no dia-a-dia debaixo do creme ou da maquilhagem, que foi com o propósito que foi comprado.

(para não falar que faz "rolinhos" com todo o creme que tenho cá por casa)

Bioré UV Aqua Rich FPS 50 - É daqueles produtos que uma pessoa experimenta e pensa "Está booooom, não mexe mais!". Absorve rapidamente, nem se nota por debaixo da maquilhagem e do creme e tem um cheirinho a citrinos que é um mimo. 

O facto das senhoras lá para as bandas do oriente terem uma rotina mais estricta que a nossa e um cuidado extremo em proteger a pele dos raios solares faz com que tenham uma escolha de protectores solares mais em conta que a nossa, maior e melhor (na minha opinião). Custou-me 10-12€.