Olá a todas!
Já tendo eu voltado das férias na Beira Baixa (onde, como devem ter compreendido, a internet é escassa ou nula), voltamos à agenda normal do blog. Em género de "Resolução de Ano Novo" (mas na versão Ano Novo Escolar), resolvi ressuscitar algumas antigas rubricas que ultimamente têm estado inactivas.
(Sim, quero ver se tanto o "Mantinha Explica" regressa, assim como a Panynhos e a Mantinha :) )
Assim sendo, nada melhor do que começar alguns dos posts mais técnicos com uma pergunta que já me tinha sido feita há algum tempo por uma leitora, a Rita Fonseca, a propósito de uma temática que já cá falámos algumas vezes no blog, a queda de cabelo.
Ao contrário da minha queda de cabelo, que é designada por alopécia androgenética (a queda é semelhante à queda de cabelo dos homens, na zona acima das orelhas), a queda da Rita é denominada por alopécia areata: é de foro autoimune e caracteriza-se por peladas em áreas, que podem variar desde o couro cabeludo até às sobrancelhas.
Estando então a Rita a ser seguida por um médico (como assim deve ser), perguntou-me entretanto se não haveria algum procedimento cosmético para disfarçar a falta de pêlo na zona das sobrancelhas, que ainda é bastante evidente.
Para responder a esta questão (e porque apenas conhecia um dos métodos dos quais vou falar agora), pedi a opinião a uma amiga minha, que tem um gabinete onde realiza, para além de outros procedimentos, estes que vos vou falar. Obrigada Célia, pelo tempo despendido a aturar-me!
O primeiro, que já tinha conhecimento porque já o tinha realizado, é o de henna. É complicado utilizar-se este procedimento em casos como o da Rita, onde não há quase pêlos, uma vez que, sendo este um pigmento, é mais utilizado para preencher falhas nas sobrancelhas (poder-se-à fazer, mas o efeito fica bastante artificial). Ao contrário do que muita gente pensa, existem vários tons desta pintura (desde loiro até preto) e o tratamento dura até 15 dias, sendo que é relativamente rápido de realizar: apenas 40 minutos. É também o processo mais barato e que requer pouca ou nenhuma manutenção. Eu fiz a minha no espaço da Célia, assim como já lá fiz outros tratamentos.
![]() |
Tratamento com henna (antes: topo esquerda; depois: fundo, direita) |
Existe outro tratamento mais recente, que é as extensões fio a fio nas sobrancelhas. O preço é muito variável, dependendo da extensão da falha na sobrancelha ou se não existe sobrancelha nenhuma (sendo por isso aconselhável um pedido de avaliação ou orçamento antes da realização do mesmo) e é, de longe, o método mais natural dos dois: colocam-se fios nos pêlos das sobrancelhas existentes (ou até mesmo sobre a pele, caso não existam pêlos para se trabalhar) e constrói-se a sobrancelha a partir daí.
Tem como vantagem do efeito ser muito natural (não se consegue distinguir onde começam as verdadeiras e acabam as falsas), mas requer um compromisso da parte do utilizador de uma manutenção e cuidados estritos, sob pena das extensões não durarem tanto como poderiam durar.