segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dicas de cosmética e maquilhagem para o meu Eu adolescente (erros que cometi)

Não há nada melhor do que ouvir os adultos quando somos mais novitas. Mas claaaaro que, como qualquer adolescente que se preze, tudo o que me entrava a 100 saía a 200. Isto, obviamente, aplica-se na sua maioria a erros de cosmética e maquilhagem (que eram praticamente inexistentes na altura) e que acabam por se reflectir na saúde da pele mais tarde. Hoje o post é só sobre dicas de cosmética, mas tenciono fazer um sobre maquilhagem.

Portanto, se és adolescente, presta bem atenção ao que vou dizer! Às vezes é mais fácil ouvir dicas de um estranho do que de quem está perto de nós e espero, com este texto, ainda salvar alguma alminha de uma pele estragada uns aninhos mais tarde:
1-Maquilhagem SEMPRE removida à noite!



Admito: nos meus anos de primeiro contacto com a maquilhagem, todo o conceito de desmaquilhar era-me totalmente desconhecido (ignorance is bliss... or not) e, o máximo que a minha pelezinha apanhava era com uma ensaboadela antes de ir deitar. Claro que depois a fronha da almofada ficava sempre num lindo serviço.

Desmaquilhar é fundamental, liberta a pele de toda a "porcaria" que apanha durante o dia e facilita a renovação da mesma durante a noite. Façam-no e a vossa pele irá agradecer-vos mais tarde!

2-Creme de dia SEMPRE com SPF



A minha salvação neste caso é que nunca fui muito à bola com o sol. Assim sendo, a minha pele lixiviada acabou por não sofrer tanto com os efeitos dos raios solares como poderia ter sofrido. Pele sem protecção solar acaba por envelhecer mais rapidamente e mais vale apostar agora num protectorzinho durante o ano inteiro do que depois gastar-se 500€ em cremes e tratamentos para tirar as rugas já instaladas, okay? E mesmo que não estejamos a apanhar luz directa, não é desculpa para não o usar!

3- Creme hidratante, seja ele para que tipo de pele!

Infelizmente, ainda existe muito santo creme por aí para peles jovens cujo objectivo é remover a oleosidade toda da pele, desleixando bastante a hidratação da pele! A falta de hidratação na pele jovem acaba por ser um factor fulcral para o aparecimento de ainda mais oleosidade na pele (ver post sobre OCM) e, mais tarde, traduz-se em danos permanentes na pele, uma vez que a pele sem hidratação fica sem brilho e perde "vida". Verifiquem sempre se o creme especifica que é hidratante! Uma pele oleosa pode estar desidratada, não se esqueçam disso.

4- Lavar as mãos frequentemente e evitar tocar nas borbulhas!




As nossas mãos são um dos maiores veículos de bactérias. Isso, aliado ao facto de (principalmente eu) andar sempre com as mãozinhas a espremer as borbulhas, acabava por piorar ainda mais o acne. Um bocadinho de Tea Tree Oil na borbulhinha e mais vale esquecer o assunto. Isso, ou uns anos mais tarde, cada vez que se olharem ao espelho e virem a cicatriz daquela borbulha odiosa na cara vão pensar que mais valia terem-na deixado secar sozinha.

5- Queres fazer as sobrancelhas? Deixa para quem sabe!

Nunca, mas nuncanuncanunca façam as sobrancelhas pela primeira vez sem supervisão! Às vezes um pelinho arrancado fora do sítio acaba por nunca mais voltar a crescer e, se começarem a delinear as sobrancelhas como deve ser logo desde cedo, vai-vos ser muito mais útil uns anos mais tarde :) o meu conselho será irem a um serviço do género do da Wink para desenhar as sobrancelhas e depois ir tirando com a pinça cada vez que os pelitos fora do sítio crescem!

Espero ter ajudado, sugestões ou dúvidas podem fazê-lo na zona dos comentários :)

Bom resto de semana!