segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Beauty Boxes Portuguesas: um mercado em expansão ou crónica de uma morte anunciada?

(Artigo de opinião, cujos dados foram recebidos e tratados [à excepção da classificação de 1-5 das Boxes] dia 23 de Setembro do presente ano)

Quem é frequentador de blogs de beleza portugueses e estrangeiros, está com toda a certeza familiarizado com o termo das beauty boxes: estas surgiram lá fora já há alguns anos, com o objectivo de proporcionar a quem subscrevesse os seus serviços uma gama de produtos que, por norma, a pessoa não experimentaria. Ou seja, ao subscrever o serviço por um mínimo de 3 meses, estendendo-se até um ano, receberia todos os meses uma caixa com travel sizes ou full sizes (dependendo da caixa).

Não tardou, obviamente, que a moda se estendesse a Portugal.  Poder-se-ia pensar que o conceito não iria singrar num país em plena crise, mas o facto é que já existem cerca de 3 marcas de Beauty Boxes a vender os seus produtos à mulher portuguesa tendo surgido as três no prazo de um ano.

Claro que, conhecendo o produto estrangeiro no qual foram inspiradas estas boxes portuguesas, não conseguimos deixar de estabelecer uma comparação que, de modo nenhum favorece o produto português. Acabando por deturpar o conceito da box original, a maioria das boxes portuguesas acaba por preferir vender amostras gratuitas fornecidas pelas marcas (e cuja frase “proibida a venda” está claramente estampada no verso do produto), em detrimento dos produtos travel e full-size que têm primazia em marcas lá de fora, como a GlamBox. Apenas uma das boxes analisadas apresenta uma constância de travel e full-sizes, constatando-se que as amostras estão também presentes, mas não são contabilizadas para a totalidade do P.V.P. do produto.

 A frequência de distribuição está presente apenas em duas das três marcas existentes no mercado português (sendo que uma destas marcas, apesar de se afirmar mensal, até à data da dactilografagem deste artigo (23 Setembro) não tinha ainda entregue grande parte das encomendas correspondentes à Box de Setembro) e o atendimento ao cliente acaba por não ser o mais eficaz e rápido em grande parte delas. As clientes afirmam também que, no que concerne a problemas surgidos após a aquisição, a maioria das boxes fornece pouco ou nenhum apoio.

Existem ainda outros projectos de boxes na calha, que, talvez pela inexperiência dos  na área de gestão ou da cosmética, acabam por mostrar uma desorganização relativamente aos recursos humanos, misturando-se negócios com assuntos pessoais. O produto está lançado e são vários os posts existentes sobre a marca (que foram feitos em troca de boxes gratuitas quando estas forem lançadas), mas que pecam por não darem datas de lançamento, preços e marcas/ produtos que irão ser vendidos.


Para facilitar a compreensão e talvez a aquisição, ou não, de uma box, foi elaborada uma tabela com parâmetros objectivos (não influenciados por opiniões), sendo que as mesmas estão dispostas na tabela por ordem de lançamento, da mais antiga para a mais recente.

Para ampliar a tabela, por favor clicar.

Posto isto, cabe então a cada um tomar uma decisão consciente e exercer os seus direitos como cidadão caso haja irregularidades ou aspectos a melhorar. Lembrando também que a DECO está sempre disponível para esclarecer dúvidas e ajudá-la a esclarecer problemas mesmo com lojas online.

Maria Inês, em 23 de Setembro de 2013 (data de recolha e tratamento dos dados)