Sou a mulher dos mil defeitos: como se não chegasse ter queda de cabelo e cabelito fininho, tenho o bónus de ter plaquinhas de caspa (vulga dermite) quando estou em ocasiões de maior stresse!
Assim sendo, hoje trago-vos um pouco da rotina que tenho diariamente e aquando das crises de dermite.
1- O que estou a usar agora para a queda de cabelo:
Os champôs antiqueda são, por natureza bastante suaves e macios. Os da Viviscal não são excepção: achei estes uma alternativa bastante agradável, uma vez que é difícil encontrar um condicionador que complemente um champô antiqueda. É que champôs há a rodos no mercado, mas condicionadores de jeito, até agora, só achei este. E, usado conjuntamente com o champô, funciona que é uma maravilha.
Descobri também recentemente que, apesar de ter caspa e o cabelo ficar oleoso com bastante facilidade, o meu cabelo estava sequinho que nem uma cana de bambú cortada. Assim sendo, comecei a apostar forte e feio na linha Ultra Hidratante d'O Boticário (especialmente a máscara e o óleo de tratamento) e, pasme-se, o cabelo fica menos oleoso! (Creio que, feita burra, andava a tirar a pouca oleosidade que o cabelo tinha e este andava a produzir em grandes quantidades para tentar compensar... coitadinho :( )
2- Suplementos vitamínicos/medicação
Sou obrigada pelo médico a sempre que mudo de medicação, a fazer uma pausa de uns meses, enquanto este descobre que medicação me vai dar a seguir. Quem tem queda de cabelo crónica relacionada com Alopécia Androgenética está com certeza familiarizada com a Finasterida. A dutasterida não é nada mais do que um fármaco semelhante que agora estou a tomar, mandada pelo médico (isto não é para se andar a tomar sem ver um médico dermatologista primeiro!). Estou a tomá-lo ao mesmo tempo que o suplemento Viviscal, que me faz engrossar o cabelo e ajuda ao crescimento do mesmo. Estive uns meses parada, portanto se quiserem ver as diferenças do tratamento, é uma questão de me pedirem para fazer post de antes e depois :)
Para quem tem queda de cabelo sazonal, o Viviscal chega e sobra para resolver os problemas!
3- Crises de dermite e loção capilar de manutenção
Como se já não chegasse a panóplia de coisas que uso, ainda complemento com o Folstim loção, para reforçar o bulbo capilar. Cheira mal que se farta, mas deixa o cabelo super brilhante e com ar saudável! O champô Nizoral é, como sabem, um champô anti-caspa e é a ele que recorro assim que começo a ficar com placas, substituindo unicamente o da Viviscal por este, continuando a usar o resto dos produtos.
No entanto, nunca se esqueça! Se tiver queda de cabelo por um período considerado prolongado (para além do tempo normal da queda sazonal), não hesite em consultar um médico dermatologista! Eles estão dentro do assunto, farão uma bateria de exames e, a partir daí, indicarão qual o tratamento indicado para si, uma vez que existem vários tipos de queda de cabelo crónica!
Mais informo que a descoberta do tratamento ideal para a atenuação da queda é um processo longo e que varia bastante de pessoa para pessoa. Só o próprio é que, em conjunto com o médico, pode ir experimentando e ajustando as doses da medicação de acordo com a sua necessidade. Seja responsável.
Beijinho*