Como devem calcular, a queda de cabelo, por não ser considerada propriamente uma doença, mas antes um "problema estético", faz com que a maioria dos produtos não seja comparticipada pelo estado, traduzindo-se em produtos que, a longo prazo, são relativamente caros.
Já perdi a conta ao dinheiro que gastei em produtos que não me fizeram nada. No início, pelo menos no que diz respeito aos champôs (que é o que vamos falar), ficava fascinada com as promessas de travar a queda que estes ofereciam. Mas, no fim de contas, quase 99% dos champôs que afirmam que travam a queda NÃO O FAZEM: a maioria faz o fantástico truque de "dar volume ao cabelo" (para dar a sensação ao utilizador que realmente o cabelo é mais) e, como brinde, ainda saímos com o cabelo com um cheiro "a homem" que é uma coisa fantástica (para quê apostar num champô com cheiro feminino se o público geral é masculino?).
Vi-me quase obrigada a por de parte os champôs destas gamas de parte: Vichys e amigas da vida foram atirados para o lixo, uma vez que, cada vez que lavava o cabelo parecia um caniche a quem tinham entornado um frasco de colónia para cima. Horrível.
Entretanto, uma vez que já andava a tomar os comprimidos da marca Viviscal, achei por bem experimentar o champô e o condicionador.
Ao contrário das outras marcas, estes não prometem a travagem da queda: prometem sim, uma limpeza suave e inócua do cabelo, de maneira a que este tenha possibilidade de crescer saudável, sem os químicos inerentes à maioria dos champôs.
O champô é transparente e cheira a eucalipto (bónus points!). Faz pouca espuma uma vez que não tem SLES/SLS (nada que a partir da segunda utilização faça confusão) e é indicado para todos os tipos de cabelo e para uso diário, uma vez que é muito suave. Eu gostei particularmente do champô por ser bastante leve e deixar-me o cabelo com aquela sensação de "lavado" (não sei se me consigo fazer explicar como deve ser)
O condicionador também não desilude! Tem óleo de Argão e Avelã para nutrir o cabelo e Creatina para aumentar a suavidade. Tem uns grãozinhos que promovem uma mini-exfoliação do cabelo e deixa um cheirinho igualmente agradável no cabelo. O meu único problema é que, como é mais grosso que o champô, é um sarilho para tirar do frasco! No banho com as mãos molhadas é praticamente impossível remover qualquer produto que seja, o que é uma pena.
Se voltaria a comprar? Claro que sim, o preço é 15€ cada frasco e não foge, de modo nenhum, do preço médio que custam os champôs para este tipo de problema. Este tem o bónus de não prometer coisas que não cumpre, de cheirar bem e de dar o volume que o meu cabelo merece, que é o dele natural.
Cabelo em Maio 2013, ao fim de 1 mês e pouco de tratamento* |
Mais informações, consultar a página da Lifes2Good Portugal ou o site novo do Viviscal