quinta-feira, 14 de março de 2013

A Mantinha explica... compras na internet (lojas online)

Olá a todas!

Antes de mais, quero pedir desculpa pelo atraso na publicação. Ando cheia de trabalho na faculdade e tenho um relatório de investigação para entregar na terça-feira, portanto ando a mil.

O post de hoje foi feito única e exclusivamente com base na minha experiência pessoal. Por isso, sei que outras meninas podem ter uma opinião diferente da minha. Este é, portanto, o Mantinha Explica mais subjectivo que já fiz até agora, uma vez que não se baseia em conceitos técnico-científicos.

Bem, deixemo-nos de palavrões.

A verdade é que, com o aparecimento da Internet, hoje em dia cada vez mais se procura as ditas compras na internet. As razões são múltiplas, sendo que as principais são por não se ter uma loja da marca nas proximidades ou porque é muito mais cómodo entregar as coisas em casa do que gastar gasolina a ir à loja em si.

Sendo que a procura é mais que muita, a oferta começou a crescer exponencialmente. E, como tudo o que cresce rapidamente em pouco tempo, há ofertas que não são de qualidade.

Sinto que, a partir deste momento, estou a tocar na ferida. E sim, é verdade que 80% das nossas lojas portuguesas online (geridas por individuais e não pela marca em si) são ilegais. E uso o termo ilegais no sentido que não pagam os impostos e não estão registados nas finanças.

Como cidadão consciente que deve ser (ou, no mínimo, se quiser evitar chatices), tenha em atenção os seguintes aspectos, que poderão facilitar-lhe a vida no que concerne a compras online:

1- Sempre que possível, compre directamente à marca.

A verdade é que marcas como a Urban Decay ou a NYX não exportam para Portugal, mas por exemplo a Sleek já o faz. Sendo que os portes às vezes podem ser bastante caros, já pensou por exemplo em fazer encomenda conjunta com uma amiga que também esteja interessada em produtos da marca?

(nota: Eu sei que tanto a UD como a Sleek já vendem na Sephora, as marcas utilizadas foram mencionadas a título de exemplo)

2- Opte por pagamentos via Paypal

O Paypal, além de ser um modo de pagamento seguro para o comprador, também lhe fornece as informações sobre o vendedor (Nome completo, morada), de modo a que, caso ocorra algum problema, possa contactá-lo de outras formas. Recuse sempre compras de individuais que se recusam a identificar-se. Quem não deve, não teme.

3- Não tenha vergonha de pedir factura e recibo

Pelo menos factura o vendedor tem de disponibilizar, caso se proclame como revendedor em massa dos produtos que adquiriu. Isto também se aplica aos produtos que compra na loja, com a crise em que estamos, tudo o que possa ser dedutível é de aproveitar.

4- Desconfie de pressões do comprador.

Se o comprador insiste que pague o mais depressa possível, sem responder a questões suas sobre o item, se dá desculpas de "precisar do dinheiro adiantado para pagar a dívida x que expira no fim do mês", se recusa a fornecer detalhes sobre o item, desconfie.

5- Compradores que servem apenas de intermediário entre si e a marca? Não obrigada!

Um vendedor que se preze faz a encomenda em nome próprio, recebe a encomenda e seguidamente é que reenvia para o comprador. Este facto é crucial, pois se acontecer algum problema na alfândega, quem se irá responsabilizar e pagar as taxas é o vendedor e não você. Se o vendedor faz a encomenda em seu nome, se    alguma coisa corre mal, quem fica implicada e tem de pagar multas ou sabe-se lá mais o quê é você.

6- Preços sem IVA? Hm, desconfia!

Este vem em continuação do anterior. Normalmente o mais barato não significa o melhor. Produtos em que esteja mencionado o IVA significa que, caso a encomenda fique presa na alfândega, não vai ter de pagar mais nada pelo item, pois o vendedor encarrega-se disso. Recuse pagar o que quer que seja por multas que não são suas!

7- Escolha sempre correio registado.

Assim evita que a sua encomenda se extravie nos correios ou que o vendedor finja que enviou a encomenda e depois dê a desculpa que a encomenda se perdeu. Não é um valor a ir por aí além e os preços estão disponíveis no site dos CTT.

8- Lojas de produtos variados, que recomendo, onde já fiz compras e correu tudo bem

Isto já me foi perguntado várias vezes e eu tenho sempre receio de colocar aqui links. Isto porque, apesar de lá ter feito compras num dado tempo da minha  vida, pode acontecer que, de um momento para o outro, aconteça alguma coisa e a loja não deixe de ser tão fiável assim. Por isso mesmo, deixo apenas aqui uma lista com dois pontos, dos quais vou justificar a razão pela qual os coloco aqui:

Rada Beauty - Fiz lá duas vezes compras e chegou-me tudo em 24-48h. A loja é grande e gerida por uma data de administradores, que são bem conceituados em Espanha.

Makeup Pt - Já perdi as vezes que já fiz compras por aqui. Não só porque, se vou comprar um produto de maquilhagem, prefiro ajudar quem é trabalhador (uma vez que ela esforça-se imenso, de tal maneira que construiu uma marca do zero e assim sendo merece todo o apoio do mundo).


E pronto! Espero que tenham gostado :)


Beijinhos*