sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais sobre poros: Produtos e mais dicas

Olá a todas!

O post de hoje, a pedido de algumas meninas, é um seguimento do último que fiz.

A verdade é que, em matéria de poros, há muita coisa para se dizer!

A nossa querida Alexandra perguntou (e bem!) se nos casos de haver apenas poros dilatados, mas não haver pontos negros, qual seria o política de tratamento.

Ora bem, se o caso dos poros dilatados estiver directamente relacionado com o excesso de óleo, é apostar em diminuír a concentração de oleosidade:

-Usar protector solar sempre, apostar em ter na mala blotting papers para absorver a oleosidade que surge ao longo do dia. Em suma: atacar em força o óleo.

No que concerne ao ritual diário de limpeza, segue-se o mesmo sistema do que referi para os pontos negros, tirando a parte da remoção dos pontos.

Acabar sempre de lavar a cara com água fria para fechar os poros, é muito importante!

No que concerne aos produtos, conforme nos pediu a leitora Liliana, seguem os que já testei (seguindo a técnica dos 4 passos referida no post anterior):

1-Abertura dos poros: 



Pore opening massage gel Lioele

Normalmente os produtos que são para abrir os poros, dão um efeito de calor à pele, sendo que este não é excepção. Assim sendo, para peles sensíveis convém testar previamente numa área mais pequena do corpo para ver se tem reacções

Dica: Use água morna/quente para potenciar o efeito 

2-Remoção/limpeza dos poros


Para quem opte por Nose Patch:

Lioele Blackheadzero Nose Patch

Existem vários no mercado, sendo este o meu favorito, porque é dos poucos que não me deixa resquícios de cola no nariz :) São fáceis de usar e todos têm o mesmo modo de aplicação, sendo que não há espaço para enganos! Têm o contra de, por vezes, removerem apenas a parte superior do ponto negro.


Para quem opte por extracção manual:

Para ser sincera, nunca experimentei nenhum produto destes, mas existem vários instrumentos semelhantes a este no Ebay para venda:

(Pessoalmente, creio que não sejam grande solução, mas se alguém já experimentou, que dê o seu feedback aqui)

3- Fecho dos poros 

Pore clean and Tightening Pack
Dica: Passar com um cubo de gelo antes de aplicar. O frio irá contraír os poros e assim evitar que eles se mantenham abertos!


Ponto extra: Tratar e disfarçar

Para serem usados como complemento à maquilhagem (primer) ou como sérum antes do creme hidratante:

Estée Lauder Idealist Pore Minimizing



Holika-Holika Pore Cover Magic Sealer
(Basta clicarem nas imagens para serem direccionadas para a review dos mesmos)

E por hoje é tudo, espero que gostem!

Têm sugestões ou dúvidas? Terei todo o prazer em responder-vos! :)


segunda-feira, 26 de março de 2012

A Mantinha Explica... tudo sobre Pontos Negros


Olá a todas!

O tema desta semana d’A Mantinha Explica é sobre pontos negros (sugestão da nossa leitora Alexandra).
Creio que todas nós (pelo menos a maioria) em algum ponto da nossa vida sofremos deste mal, umas mais outras menos.
Será que conhece bem este mal que tanto nos afecta?

O que são?

Um ponto negro, também conhecido como comedão, é a acomulação de óleo e outras substâncias no folículo pilossebáceo. Este é designado por “negro”, uma vez que esta mistura de sebo e queratina, exposta ao ar, oxida e adquire um tom escuro.

O que causa?

Como já foi referido anteriormente, o excesso de óleo é a causa principal para o aparecimento dos pontos negros. Este aumento drástico de oleosidade é característica típica da adolescência, uma vez que o ser humano aumenta os seus níveis de hormona nessa altura, o que se traduz num aumento da actividade das glândulas e por sua vez num aumento de produção de sebo, causando o “entupimento” dos poros.

Como tratar?

Não há nenhum tratamento milagre que tire pontos negros do dia para a noite. O sucesso para uma remoção eficaz e duradoura dos pontos negros é ser consistente no tratamento (ou seja, não se lembrar que os poros existem, por exemplo, no dia anterior a um evento importante!).

Há que ter paciência e ter em conta certos aspectos que são cruciais ter em mente:

1-      Lavar bem a cara – Há quem diga que a sujidade não afecta o aparecimento dos poros. Pode não ser a razão principal, mas para quem tem propensão para os ter, é certo e sabido que uma boa camada de sujeira entope tudo quanto seja poro e infecta. Lavar a cara com um produto específico para poros (apostar, por exemplo, em produtos que tenham ácido salicílico ou ácido láctico é uma boa ideia).

2-Exfoliar...sem ser em demasia! – Use produtos próprios para o seu problema. Uma pele exfoliada promove uma regeneração da pele maior, remove sebo, peles mortas... muita coisa que causa o aparecimento dos pontos negros.
Exfoliar demais pode traduzir-se em pele irritada e o aparecimento de ainda mais pontos negros. Em suma, as instruções de utilização do produto são para se ler! 1-2 vezes por semana de utilização chega e sobra!

3-Maquilhagem não-comedogénica...ou nenhuma! – A maquilhagem não-comedogénica é , por definição uma maquilhagem mais leve e que não tem tendência a entupir os poros, por isso, use-a. Se puder não usar nenhuma enquanto faz o tratamento, melhor ainda. Assim a pele anda livre. Grande parte das mulheres usa maquilhagem muito tempo e durante vários dias a fio, o que faz com que a pele não respire (já nem vou falar nas Antas que dormem com a maquilhagem posta por sistema!).

Um tratamento eficaz contra os poros tem que ter estes 4 passos:

1 - Abertura dos poros - Os poros, para se poder remover bem o sebo, têm que ser dilatados. Há produtos próprios que, por vários sistemas, causam a abertura dos poros para ser mais fácil a remoção do interior. Para quem não tem, um truque eficaz é uma tina de água quente com umas gotas de óleo essencial, uma toalha em cima da cabeça e deixar-se ficar assim durante alguns minutos. Isto vai fazer com que os poros dilatem.

2- Remoção do interior - Há quem use os dedos protegidos com um lenço de papel para fazer a remoção. Pessoalmente, creio que a técnica do Pore Strip é a melhor solução, uma vez que, apesar de não remover tanta quantidade como a extracção manual, temos a certeza que não vamos causar dano à pele. 
Pode também optar por fazer uma exfoliação neste passo, se não quiser fazer nenhum dos anteriores.


3- Desinfectar e fechar os poros - Aqui é que muita menina se esquece! Existem tónicos muito bons no mercado que são assépticos e que evitam a proliferação das bactérias no poro limpo. Colocado no frigorífico previamente vai causar o "choque de calor" e fechar os poros, evitando que os poros abertos acumulem resíduos mais facilmente.

4- Hidratar - Agora sim, depois dos poros fechados, hidrate com um creme oil-free. A sua pele agradecerá! 

Não se esqueça que, se realmente o seu problema não se resolver com estas dicas, consulte um dermatologista :) 

Beijinho*

Nota da blogger: A Mantinha foi criada pela blogger, estando assim sujeita a copyright. Não use sem pedir autorização prévia.

Para ver todos os posts d'A Mantinha Explica, clique aqui

quinta-feira, 22 de março de 2012

Colecção de eyeliners da Mantinha (Sephora)

Arô!

Hoje o post é sobre algo que me é muito querido: os meus eyeliners.




Apesar de ser uma "naba" a aplicá-los, a verdade é que é daqueles itens que nunca é demais ter na colecção...

Houve há uns tempos saldos na Sephora em que estas belezas estavam a 2€ cada. Nem foi tarde nem cedo! Uma vez que já tinha adquirido o número 7 por cerca de 13€, achei os outros uma pechincha.

E não desiludiram! Apesar de terem um pincel mais grosso (conforme se pode ver pelas fotos), a durabilidade é óptima, já me chegaram a durar cerca de 19 horas seguidas.

 Não são waterproof, mas mantém-se impecáveis ao longo do dia, proporcionando uma aplicação suave e precisa, mesmo para quem, como eu, não tem jeito nenhum para a aplicação dos mesmos. Não têm cheiro e foram aprovados pelas minhas pálpebras sensíveis e pieguinhas.

E, como se todas estas vantagens não fossem suficientes, consegue-se uma boa pigmentação na primeira passagem (exceptuando o 6, que é mais glitter do que propriamente cor). Uso-os numa base diária e ainda nenhum deu sinais de estar a acabar, e estão nas mesmas condições do que no dia em que os comprei (não ressequindo, como é normal em eyeliners líquidos, que estão constantemente a ser abertos).

Só tenho pena de uma coisa: não ter comprado mais quando estes ainda estavam em promoção!

Beijinhos da Mantinha*


(Para visualizar melhor as fotos, carregar nas mesmas)

Nota: As fotos foram tiradas pela blogger. Assim sendo, estão sujeitas a copyright. Por favor, antes de as utilizar, pedir autorização.

Não se esqueçam do sorteio! Acaba dia 8 :)


terça-feira, 20 de março de 2012

A Mantinha Explica... Tudo sobre unhas parte 2

Olá a todas!

Conforme prometido, hoje vem a segunda parte do Tudo sobre unhas!

Esta semana promete, tenho um trabalho para entregar e ando atarefadíssima! No entanto, tenho a cabeça a fervilhar de ideias! :P Depois logo conto qualquer coisa!

Para variar, a Paninhos andou a fazer das dela! Fez aqui uma coisa qualquer ao computador que andavam a desaparecer widgets do blog! :P Ia-me dando uma coisinha má quando me desapareceu o dos seguidores, mas agora já está tudo bem. (ufa!)

Hoje, vou-vos falar de dicas mais genéricas para as unhas. No post anterior sobre o tema, falei mais em tratamentos direccionados para a unha (o porquê de não usar unhas de gel, aposta num creme hidratante), estas estarão mais centradas na manutenção das mesmas.

1- Cutículas? Mantenha-as!

Ainda há muita gente que corta as cutículas para fazer a manicure. A cutícula é uma membrana que evita a entrada de bactérias no interior do dedo. Ao cortá-la, roê-la, arrancá-la, o que vai fazer é tornar as unhas e dedos mais susceptíveis de infecções. A solução será amolecê-la em água quentinha e depois empurrá-la para baixo com por exemplo os típicos paus de laranjeira...

2- Que lima usar?

Se quiser apostar numa boa lima de unhas e está farta que as suas unhas fiquem fracas, aposte numa de vidro. Enquanto que as de cerâmica, que são porosas e facilmente acumulam resíduos, as de vidro são fáceis de limpar, reduzindo o risco de infecções causadas pela entrada de microrganismos.
As de metal, apesar de há uns anos terem sido as mais usadas, são as mais agressivas para a unha (o que significa que deverão ser a sua última escolha).
Se não quiser investir numa lima de vidro, sempre pode adquirir as de cartão que, como são descartáveis e maleáveis, acabam por ser um "mal menor" na altura de limar as unhas.

Como já referi no ponto anterior, aproveite a água morna de amolecer as cutículas para amolecer as unhas, que ao absorverem água, amolecem e assim tornam-se mais fácil de limar, evitando também as lesões causadas pela mesma.

3- Cortar com tesoura, corta-unhas ou simplesmente limar?

Alguns especialistas afirmam peremptoriamente que limar é que compensa, uma vez que a lima sendo mais suave do que os seus parentes mais agressivos, evita que a unha se parta, causando dano na unha, enquanto outros dizem que cortar é melhor.
No entanto, todos concordam que a unha não deve ser demasiado curta, para evitar unhas encravadas, nem demasiado comprida, aumentando a probabilidade da mesma se partir. O factor higiene também é crucial, uma vez que todas nós sabemos a quantidade de "porcaria" que uma unha comprida acumula debaixo de si! :P

 Se optar por limá-las, lime-as sempre na mesma direcção para evitar que elas se partam ou descasquem.

De entre as opções de cortar com corta-unhas com com a tesoura, opte pelo corta-unhas. O corte lateral da tesoura causa mais facilmente dano do que o do corta-unhas, que num único movimento, corta a unha, evitando a agressão dos vários cortes causados pela tesoura.

4- As unhas dos pés também são para mimar

Aproveite o momento em que trata das suas unhas das mãos para dar o mesmo tratamento às dos pés. Com o calor a aproximar-se, verá diferenças visíveis no aspecto e farão um vistão!

5- Polidor de unhas!

Aposte num! Muitas meninas se calhar não se apercebem, mas a verdade é que um polidor de unhas faz toda a diferença numa manicure bem sucedida. Este aparelho remove imperfeições como estrias, manchas de tabaco e faz com que o verniz adira melhor à unha.


E por hoje é tudo, espero que tenham gostado!

Não se esqueçam de participar no sorteio!!!

*

Nota da blogger: A Mantinha é propriedade da autora, assim sendo, está sujeita a copyright. Por favor, antes de usar peça autorização.

Para ver todos os posts d' A Mantinha Explica, clique aqui

Créditos da imagem tesoura: Manipulado por admin






sábado, 17 de março de 2012

Como a paixão pela cosmética começou...

Olá a todas!

Este fim-de-semana não era suposto haver post. Tirei o dia para me mimar e para arrumar a casa, que se soubesse onde estava guardada a vassoura já se tinha limpo sozinha.

Entretanto, ao arrumar uma caixa que para ali estava esquecida, no fundo da caixa estava isto:

"Ah então, mais um produto velho"

Sim, é verdade. Mas sabem aquelas coisas que para os outros não faz sentido manter em casa e que para nós tem um valor incalculável?

Para vos explicar, recuemos ao ano de 1995. Eu, pequenota, a entrar para a primária (poucas recordações tenho anteriores a esse ano). Queria saber tudo, ansiava tudo. A minha mãe, pouco ou nada se maquilhava. A única coisa que usava era este desmaquilhante, o tónico da marca (que entretanto perdeu-se com o tempo) e um eyeliner.

"Mamã, põe um "cadichito" na Mimi!"

E era certo e sabido que, quando chegava ao ritual Tónico-Desmaquilhante, que tinha de colocar um pedacinho do desmaquilhante no nariz da petiz e dar-lhe um algodãozinho com o tónico para eu ficar entretida. E ficava.

Se há cheiros que me ficam da infância, é o cheiro adocicado e suave deste desmaquilhante.

Entrei para a primária. Lembro-me como se fosse ontem de, no meu auge de rebeldia dos 6,7 anos (eheh), ter surripado o tónico e o desmaquilhante para andar a mostrar às coleguinhas o quão fantásticas eram as poções mágicas que a mamã tinha lá por casa.

Entretanto cresci. Pedi coisas para mim, mas este ficou sempre guardado. E sempre que lá vinha a tristeza, era abrir o frasco e deixar o aroma envolver-me.

Entretanto mudámos de casa. Ficou esquecido para um canto e, como quase tudo que fica guardado, acabou por ficar esquecido por muitos e muitos anos.

Até hoje. Sorri para o frasco como quem revê um velho amigo. O cheiro está na mesma. Suspirei.

"Sabes, fizeste-me falta"...

E a partir de agora terá sempre aquele lugar de destaque entre todos os outros que alguma vez adquirirei. O primeiro amor nunca se esquece....



terça-feira, 13 de março de 2012

A Mantinha explica... "mezinhas" de Maquilhagem part 3

Olá a todas!

Hoje o Mantinha explica é, mais uma vez, sobre mezinhas.

Têm-nos chegado tantas sugestões no nosso e-mail como no nosso facebook que resolvemos pegar em mais algumas "barbaridades" que se dizem por aí para as podermos esclarecer.

Achei por bem deixar uma nota explicativa antes de continuar. Foi-nos dito há pouco tempo que estas mezinhas são "simples demais" e "óbvias". A verdade é que para muitas pessoas não são tão óbvias assim, uma vez que ainda existem muitas bloggers a usá-las e a sugeri-las. 

Se acham que é simples, fico muito feliz, porque assim ao menos sei que as minhas leitoras nem lhes passa pela cabeça fazer isto em casa! Eheh

Então aqui vão as desta semana:

1- Usar vaselina como primer de olhos

Antes de passar à explicação, façamos um exercício: peguem no tubo de vaselina que têm aí por casa e leiam o que diz em negrito ou em letras vermelhas:

Para uso externo


Ou seja, usar na pele está bom, agora aplicá-las nas mucosas ou perto delas é um perigo, especialmente nas quantidades que as meninas colocam para fazer o suposto efeito de primer (já ouviram falar em embolias gordurosas?) (nota: antes que me venham com links de wikipédias, sim, a vaselina PODE causar embolia gordurosa)

A vaselina, sendo também um derivado do petróleo (o que só por si deveria ser o suficiente para afastar qualquer uma), é gordurosa e vai fazer o efeito oposto ao do primer: aumentar a oleosidade e fazer com que a sombra acumule na pálpebra.

2- Espremer as borbulhas faz mal

Não é mau, mas é

(Oi? Então?)


A verdade é que quando nos dizem para não espremer as borbulhas, é porque estão a referir-se ao acto de nós espremermos as borbulhas com os dedos (e meter as unhas "à mistura", fontes de microrganismos) que podem infectar ainda mais a glândula sebácea.
A verdade é que, se a remoção do "pús" for feita com um instrumento previamente esterilizado (pinça de metal, por exemplo) é confirmado por dermatologistas, que acelera a cicatrização.

3-Usar amaciador como creme corporal

Esta dá pano para mangas...

Acontece que esta dica foi publicada num livro de dicas e foi tomada por muita gente como um dado adquirido, prova irrefutável...

Nada mais errado! Como já referi aqui o couro cabeludo e a pele têm pH diferentes, logo necessidades diferentes (o pH do couro cabeludo é mais ácido).

O amaciador é um produto de pose, ou seja, tem x minutos para ser aplicada e, posteriormente, é removido com água abundante.

Aplicado na pele como creme hidratante, acaba por não fazer efeito nenhum dos pretendidos, apenas dando um aspecto meio "melecado" à mesma.




4-Puxar o cabelo faz com que ele cresça mais depressa

Puxar o cabelo, quer manualmente, quer sob a forma de penteados, o máximo que lhe pode trazer é uns quantos cabelos a menos.
O cabelo tem o seu tempo de crescimento e, se realmente o quer ajudar a crescer saudável, aposte em vitaminá-lo.

E por hoje é tudo! E não se esqueçam...







Nota da blogger: A Mantinha está sujeita a copyright. Por favor pedir autorização antes de a usar.

Para ver todos os posts d'A Mantinha explica, clique aqui

E o sorteio ainda está de pé, meus amores! Cliquem aqui 

sábado, 10 de março de 2012

A Mantinha pergunta... será que sabia isto?

Olá minhas queridas!

Como compradoras regulares de cosméticos, já todas nos deslocámos a um local para comprar um creme, loção para o nosso rosto, produto em geral de tratamento da pele. Todas nós, mesmo que pouco, temos uma noção se temos uma pele oleosa, mista, seca, com tendência acneica, com dermite.... E, quase que automaticamente, já nos dirigimos para os produtos indicados para o nosso tipo de pele.

E porque é que nós, às vezes sem conhecermos a marca, já estendemos a mão, mesmo sem ler o rótulo, para os artigos certos?



A verdade é que, apesar de actualmente já não se usar tanto como era normal, ainda muitas marcas usam como código de cores o



Verde - Gama para peles oleosas - das cores que mais chamam à atenção. Sendo que tanto o verde como o azul são as cores que são mais apelativas nas fases mais jovens, e que ao longo da idade, vão captando cada vez menos a nossa atenção (devido ao envelhecimento da retina, sabiam?) , é uma cor por excelência para a camada adolescente.

Azul - Gama para peles normais - Apela à calma e à pureza da água, de realização.

Cor-de-Rosa - Gama para peles secas - o cor-de-rosa, cor por excelência da mulher, apela ao lado sensível, que é característico de quem tem a pele bastante seca e que precisa de hidratação.

Faz sentido? Creio que ainda hoje certas marcas usam este código de cores. Pelo menos, até há bem pouco tempo, a Nívea e a Vichy pelo menos usavam.

Claro que isto com o tempo e com o interesse cada vez maior da mulher pela cosmética, as marcas tiveram de arranjar outras estratégias para sobressair da "cosmética" comum e isso inclui uma cor diferente de embalagem.

Os prateados e brancos integrais fornecem actualmente sofisticação e tecnologia, sendo estas as cores que mais estão em voga.

E agora, quando for comprar vai reparar nas marcas que ainda têm este código de cores? Lembra-se de mais alguma? :)


Beijinho*

nota: ainda não participaram no sorteio? Estão à espera do quê? :P cliquem aqui!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Review Estée Lauder Idealist - Pore Minimizing Skin Refinisher

Olá a todas!

Hoje venho falar-vos de um produto que recentemente ganhou o direito a estar na prateleira principal lá de casa: O sérum minimizador de poros da Estée Lauder.

Acontece que a minha prima sabendo das minhas ânsias para combater os meus poros superdilatados, resolveu-me oferecer este sérum;


O que ele promete:



Promete reduzir visualmente o aspecto dos poros em 1/3 instantaneamente;

Em 4 semanas de uso diário, redução de 69% do aspecto de poros dilatados.

Ok, sou honesta: normalmente quando me vêm com estas estatísticas miraculosas, tenho tendência a torcer o nariz e a dizer "pois, lá vêm eles a vender a banha da cobra".

A verdade é que, como foi oferecido, também não disse que não ;P

E a verdade é que resulta:

Como sérum e usado por debaixo da base, funciona tão bem como o famoso PoreFessional e tem a adjuvante de realmente tratar o problema em profundidade enquanto que o Porefessional apenas disfarça.

Ao contrário do da Holika-Holika que falei anteriormente (que dá para levar na malinha e usar as vezes que apetecer), este é apenas de uso único diário. Ou seja, aplica-se de manhã depois da pele bem lavada e dá para o dia todo.



Outro ponto a favor: o cheiro. Cheira a citrinos, mas um cheiro bastante suave (a mim faz-me lembrar o campo em época de Primavera) e a textura é suave e dá um aspecto sedoso e mate à pele. (nota para quem estiver interessada: vale a pena passar pela Sephora e experimentar o tester para verem a sensação de "Paraíso" que falo quando experimento este produto).

Ponto contra: o preço. É um bocadinho puxadote (custa cerca de 80€ na nossa Sephora, mas vale bem o preço)

Definitivamente um must have para quem tem problemas de poros!

Nota da blogger: Todas as imagens exceptuando a primeira (que foi retirada do site da marca) foram tiradas pela autora. Assim sendo, se alguém as quiser utilizar, por favor peça a quem de direito tem posse sobre as mesmas.

terça-feira, 6 de março de 2012

Primeiro Sorteio do Blog - sem complicações!

Olá a todas!

Hoje tenho miminhos para vocês!

E que tal um pincel 101 cor-de-rosa fofinho da Argent Makeup, uma paleta de 88 cores  e um pincel kabuki em forma de flor?

Eu sei, eu sei, também sou leitora de sorteios e sei a grande dificuldade que é aquelas regras todas!

Portanto as regras são simplex, podem fazer até 3 entradas, o formulário está aqui em baixo:

1ª entrada (esta é obrigatória para poder fazer as outras duas!) - Ser seguidor do blog (ou seja, preencher apenas os espaços obrigatórios)

2ª entrada - Partilhar o sorteio no facebook (ou seja, preencher os espaços obrigatórios + colocar link da partilha do blog) (partilhar na vossa própria timeline, por favor não partilhem no meu mural!)

3ª entrada - Gostar da nossa página no facebook e colocar nome do vosso perfil do facebook  no espaço correspondente!

E que tal? A Mantinha é ou não é uma mãos-largas? :)


Beijocas!




Nota: O Sorteio é nacional, as meninas de outros países podem participar, desde que tenham morada em Portugal ou alguém que lhes possa receber a encomenda no continente e ilhas.

Nota da blogger: Agradecimentos às lojas supracitadas. O sorteio foi feito com artigos que foram pagos pela blogger. 

Sorteio termina no dia 8 e nos dias seguintes (máximo 7 dias úteis) será feito a escolha do vencedor, sendo que por esses motivos, não serão aceites as entradas após esse prazo. Serão excluídos de sorteio quem desrespeitar as regras e usar perfis falsos.

UPDATE DIA 14 DE MARÇO: Dado ao extremo da situação, uma vez que hoje passei cerca de uma hora a responder a e-mails e a comentários sobre este assunto, tomarei como regra o que já outras meninas fazem nos passatempos delas e que eu queria evitar: a partir de agora, quem me perguntar quando saem os vendedores ou quando acaba o sorteio será desclassificado do mesmo. Tenho imensa pena, mas infelizmente não tenho tempo para estar a responder a cerca de 30 e-mails diariamente sobre o assunto que está mais que explicado no post do passatempo.

domingo, 4 de março de 2012

A Mantinha explica... Mitos de Cosmética



Olá a todas! Depois de algumas semanas de convivência com a Lady Panynhos, a Mantinha ficou cheia de material para trabalhar n'A Mantinha explica!

Durante esta última semana, tirou algumas citações da Panynhos (que adora palrar até sobre aquilo que não sabe), e resolveu fazer este post. Ora aqui estão as mais famosas desta semana:

1- "Ah, a cosmética hipoalergénica é aquela que não faz alergias"

Falso, hipoalergénico, como o nome diz, significa que tem alergia reduzida, não que é antialérgico. Ou seja, se tem pele sensível e com tendência a fazer alergias, use as 12h da "praxe": aplique na mão e veja se a curto/médio prazo tem alguma reacção.

2- "A maquilhagem já tem um ano, tenho de a deitar fora"



A verdade é que o prazo de utilização indicado na embalagem é meramente indicativo. Ou seja, se verificar alterações no cheiro, aspecto, textura, ou outra qualquer alteração (mesmo que ainda não tenha passado o prazo de utilização), aí sim, rejeite o produto.

3- "Para ter efeitos como deve ser, tenho de usar tudo da mesma marca"

Outro mito que nos fazem querer passar. A verdade é que cada pessoa escolhe a gama de itens que mais se adequam a si, podendo ser todos da mesma marca ou não. Existem na realidade gamas cujos produtos se complementam uns aos outros, mas não significa que não possa escolher desses apenas alguns para completar a sua rotina de maquilhagem.

4- "Restos de batons? Derreto-os e coloco-os numa caixinha!"

Se apenas se importar com o efeito final, esta pode ser uma opção viável. No entanto, o aquecimento do produto pode traduzir-se em alterações da composição do batom e, quiçá, até da textura, aspecto ou cor!

5- "Para quê amolecedor de vernizes, ponho acetona lá para dentro e pronto!"

Esta explicação é semelhante à anterior. A acetona (para além de danificar as unhas, quando usada para remover esmalte), altera o aspecto e composição do verniz, que pode fazer o verniz "coagular" e ficar inutilizável. Opte por um amolecedor de verniz, que custa tanto como a acetona, que não altera outra propriedade do verniz para além da fluidez. Vai arriscar?

E por hoje é tudo, espero que tenham gostado!

Dúvidas e sugestões, na zona de comentários! A Mantinha agradece e dá beijinho :)

Nota da blogger: A Mantinha foi desenhada pela própria. Assim sendo, agradecia que não a usassem sem autorização prévia.

Para ver os outros posts d'A Mantinha explica, clique aqui

sábado, 3 de março de 2012

O que se passou com a Mantinha?

Pois é... parece que esta semana a Mantinha foi repórter especial do Beleza Q.B. e andou a tratar do cabelito!


Será que é desta que ela ganha cabelo?

Vê o post aqui

Beijinhos queridas e... peço desculpa por estar a postar pela segunda vez hoje, mas estava tão emocionada que não queria deixar isto para amanhã! 

Se quiserem, podem lá deixar comentário que eu respondo e dou beijinho! ^_^

Wishlist da Mantinha - fim-de-semana


Olá a todas!

Antes de mais, quero pedir desculpa pelo atraso na publicação. Como ontem fiz anos, os dias anteriores foram passados a planear, a limpar a casa e tudo o mais. Por isso quero vos pedir desculpa!


O post de hoje é sobre uma marca que conheci recentemente, a SweetPea And Fay. Digam lá se estes batons não são do outro mundo!






À venda aqui por 8 dólares

Até amanhã minhas queridas!


P.S. - Amanhã, se Deus quiser, sai o post d'A Mantinha Explica desta semana. Algumas sugestões para o tema? Escreve nos comentários!

Créditos da imagem: sassyNpunk Boutique