sábado, 8 de setembro de 2012

Há que separar o trigo do joio

E pronto!

Andava há tempo de mais sem rabujar. Mas hoje tinha de ser.



Como as meninas que seguem o blogue sabem, sou estudante de Ciências Farmacêuticas. O que eu falo cá no blogue é pura e simplesmente do ponto de vista de utilizadora ávida de maquilhagem, juntando de vez em quando uns conceitos técnicos que façam com que as leitoras se "cultivem" e possam, por elas próprias, ter uma atitude mais crítica em relação aos produtos que compram. Como dizia o outro "há que ensinar a pescar e não dar o peixe".

Sempre vi a maquilhagem como uma paixão e admiro bastante quem faz disso vida. Da minha curta vida de blogger, posso vangloriar-me de ter conhecido meninas que fazem trabalhos profissionais fantásticos e que dão cursos de maquilhagem que fariam corar o mais conhecido profissional de maquilhagem estrangeiro. Elas sabem quem são, e sabem do seu valor, apesar de serem de uma humildade que me faz ter um respeito enorme por elas.

E é por elas que eu hoje rabujo. Porque deparo-me cada vez mais com pessoas sem qualificação nenhuma a fazerem-se passar por maquilhadoras "profissionais". Ou seja, pessoas que dizem que fizeram curso em tal sítio, mas quando se acaba por pedir provas, desdobram-se todas em desculpas e acabam por não apresentar prova nenhuma que tenham feito os cursos que proclamam ter feito.

"Ah, acabei de tirar um curso de maquilhagem de vão de escada fantástico, ora tomem cá as fotos!". E depois vai-se ver as fotos e até eu, que tenho mãozinha para a pintura pior que uma criança de 5 anos faço melhor do que aquilo.  E pior: vão desdenhar o trabalho de outras, dizendo que sabem fazer melhor. Haja humildade!

E pior: depois estas meninas acabam por tirar o trabalho a quem realmente estuda e o merece. A quem se esforça, com ou sem curso, para mostrar o SEU trabalho.

A maquilhadora profissional nunca se importará de vos apresentar documentos que provem que o são e um portfolio dos trabalhos feitos. Peçam referências, imagens, trabalhos anteriores que tenham feito! Falem com o maquilhador e peçam uma maquilhagem-teste para terem uma ideia do que ele pode fazer. Verifiquem bem se a pessoa é sincera e não se está a fazer passar por aquilo que não é.

Existe muita gente por aí que finge o que não é e usa imagens do trabalho dos outros. Sejam críticas e não tenham vergonha de perguntar.

E sejam felizes.



Agradecimentos: À Bárbara Brandão, que, como maquilhadora profissional, me forneceu informações técnicas que eu precisava. Bem haja!