Olá meus amores!
Conversa puxa conversa, e no outro dia uma leitora pediu-me para dar umas dicas para poupar na cosmética e beleza. Hoje em dia estamos numa época em que o lema é "gastar e deitar fora" e nunca reutilizar, ou aproveitar o que temos à mão a nosso favor. Pior: muitas vezes usamos certos produtos sem sequer saber o que estamos a por na cara.
Sabiam que, em média, uma mulher entra em contacto com até 175 químicos através dos produtos de beleza que usa no dia-a-dia? Pois é, aquelas letrinhas pequenas fazem toda a diferença!
1- O porquê de optar por produtos vendidos no nosso país ao invés de comprar do estrangeiro:
Por acaso na União Europeia estamos bem servidos de regulamentação sobre o controlo de qualidade dos cosméticos, mas isso não acontece em todos os países. Por exemplo, a China, para além de testar em animais, não consegue manter um controlo estrito sobre tudo o que é fabricado lá. (compreendem daí o meu aborrecimento sobre as afamadas "réplicas"?). Componentes como chumbo, mercúrio e outros metais perigosos foram já incluídos em cosmética e postos a circular.
2- Hm... almíscar... não! Só sintético!
Muitas pessoas gostam imenso do cheiro a almíscar nos perfumes (especialmente nos de luxo)... mas será que sabem realmente como é que este aroma era e é produzido?
O almíscar provém da glândula de um veado-almiscareiro macho, que é caçado até à extinção e torturado para aumentar as secrecções que produzem.
O mesmo acontece com a Civeta (ou gato-almiscarado) de onde, pelos mesmos meios, é extraída a civeta. Evite perfumes com estes dois compostos. Opte sempre por produtos cujo almíscar seja sintético, como a linha White Musk da The Body Shop.
3- Sol, humidade...
Tem por hábito guardar produtos de higiene ou maquilhagem na casa de banho? Leve-os todos para um local fresco, seco e ao abrigo do sol, para evitar a degradação dos mesmos, apenas trazendo-os para a casa de banho aquando da sua utilização, levando-os de seguida para fora da casa de banho depois do uso. O mesmo se aplica a produtos que estejam sobre a acção directa do sol. Assim, os que tem durarão mais tempo e passará menos tempo até comprar outros novos.
4- Melhor que qualquer creme...
Oito horas de sono, ou uma noite de sono bem dormida fazem maravilhas à sua pele! Durante o sono, o seu corpo irá regenerar e reparar os tecidos. Por alguma razão quem dorme mais tem sempre uma aparência mais jovem!
Se por razões profissionais não pode fazer sempre as ditas 8 horas de sono, e que tal abdicar de meia hora da sua hora de almoço para dormir a sesta? Ou então, em vez de saír os dois dias do fim-de-semana, saír só em um e aproveitar o outro dia para por o sono em dia? Pense nisso.
5- Cosméticos com vitamina A? Vou passar!
Durante muito tempo, parece que tinham descoberto a pólvora: todos os produtos anti-idade tinham de ter vitamina A, ou retinol porque supostamente reduzia visivelmente as rugas.
E reduz! O que acontece é que as marcas (como não colocam quantidades) colocam o produto super diluído, de tal maneira que o efeito anti-rugas não é eficaz.
Porquê? Porque apesar de ser anti-rugas em concentrações mais elevadas, provoca concomitantemente descamações e prurido (comichão).
E pronto, espero que gostem, e que a partir de agora comecem a olhar melhor para os rótulos do que usam! :P