quarta-feira, 18 de julho de 2012

Eu digo não ao uso de cosmética contrafeita! E tu?

Olá a todas!

O post de hoje é sobre um tema que tenho andado a desenvolver há algum tempo. Como estudante de farmácia e blogger, o tema da cosmética contrafeita é algo que mexe particularmente comigo.
Como já devem estar desertas de saber, a maquilhagem contrafeita não está sujeita a controlo de qualidade e traz muitas implicações, tanto legais como de saúde para o utilizador.

A contrafacção, para quem não sabe, é um crime punido por lei no nosso país. É tanto culpado quem faz os produtos, como quem os compra (uma vez que está a compactuar e a incentivar). Em 2009, houve um aumento de 305% deste tipo de produtos face a 2005, sendo que a maioria deste produto vem maioritariamente da Ásia. Compete-nos a nós, como cidadãos, denunciar este tipo de actividades às entidades competentes como o INFARMED, para tomarem as medidas necessárias.

Este tipo de produtos podem não ter efeitos a curto prazo, sendo que em alguns produtos (dados internacionais) foram encontrados metais pesados, e amónia em perfumes. Será que compensa? Sabia isto?

A desculpa de "Eu escolho o que meto na cara" pode ser desculpável para o comum mortal, mas quando somos pessoas que partilhamos as nossas experiências no blogue e influenciamos outras pessoas a comprar, há um patamar totalmente novo de responsabilidade, que pode por em causa não só nós, mas o leitor, que deposita toda a sua confiança em nós. Será que conseguiria sentir-se bem consigo própria por uma leitora sua ter problemas com um produto que recomendou? É que enquanto que se houver problemas com uma marca registada, eles são os responsáveis, no que concerne a material contrafeito... não ninguém a quem recorrer ou incriminar.

Por isso mesmo, em conjunto com a Tânia do MakeupPt, fizemos uns banners e convidamos todas as bloggers que se sintam solidárias com a causa a usarem o banner no lado do blogue e a fazerem um pequeno post sobre o assunto, para que as outras meninas saibam a razão pela qual o fazemos.

Como dizia um professor meu da faculdade: "Só existe contrafacção porque existe procura desse mesmo produto."



Estas medidas não vão ficar apenas pelo banner, estamos a planear fazer outras coisas. Mas grão a grão... Esperemos que adiram!*