segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Mantinha explica... coisas que se dizem por aí

Olá a todas!

O post de hoje vai contar com a colaboração da Paninhos.

A verdade é que, apesar de ser a Mantinha a explicar, a Paninhos andou por aí a ver uns quantos blogs e... pirou! Ouviu tanta coisa, mas tanta coisa... que ficou confusa! Uns dizem, outros desdizem...e afinal, quem tem razão? Será que tudo o que se ouve nos blogs é verdade inquestionável?

1- "Este produto é fantástico, reparou-me as pontas, que estavam todas estragadinhas e selou-as!"






Pronto, pronto. Este tipo de afirmação também não é propriamente culpa da blogger. Quem vende os produtos, também proclama efeitos que realmente não são verdade.

Vamos decorar uma coisa: A única coisa que repara a ponta espigada é a tesoura! O cabelo, uma vez danificada a cutícula já não há nada a fazer. Assim sendo, o tratamento indicado é cortar as pontas espigadas e aí sim, insistir com os tais "reparadores de pontas", que funcionam é como preventivos e não para salvar o mal feito. (Já nem vou falar das mezinhas milagrosas que andam por aí para tratar esse problema, mas enfim)





2- "Estou desiludida com o meu BB cream, dizia que branqueava e, a verdade, é que não estou mais branca!"

Na verdade, trata-se pura e simplesmente, de uma má tradução do inglês. O que a maioria dos BB creams faz é uma uniformização do tom de pele (eliminando as manchas), e não um branqueamento.
Ver mais informações aqui.


3- "Para quem tem olhos claros, usar lápis preto ajuda a absorver o calor e a proteger dos raios solares (técnica tirada dos egípcios)"

Os egípcios...pois. Começar por onde? Lá porque a Elizbeth Taylor tinha os olhos claros, não quer dizer que os egípcios tinham! (A maioria da população tem os olhos escuros).

A verdade é que o Kohl (pigmento) sofreu muitas alterações desde o Antigo Egipto. Antes era feito com antimónio e outros produtos tóxicos, sendo que era a esta formulação que os egípcios conferiam propriedades contra os raios solares.

Mas a verdade é que ainda se conferem propriedades anti-UV aos Kohl puro, uma vez que, da maneira que é aplicado, forma um "filtro" contra os raios UV.
Agora, é necessário que seja aplicado puro! Nos lápis normais (como era o caso, onde nem sequer há kohl na composição do mesmo), os pigmentos têm é tendência a degradar-se com a luz e acabam por não proteger coisa nenhuma. Os que contém kohl, acaba por, na maioria das vezes, não ser suficiente para proteger.

Mas já que estão numa de seguir os truques, os egípcios usavam muito tintas à base de chumbo, que eles achavam que protegia contra doenças oculares! (claro que morriam logo a seguir de envenenamento, mas well!)

Em suma, quer tenha olhos claros, ou escuros, em dias de maior sol, proteja-se com um par de óculos escuros, não se fie no eyeliner!

E já me alonguei mais do que queria! Agradecimentos à M., à R. e à A. que prontamente forneceram os links para este tema.

Dúvidas, questões ou sugestões, envie para mantinhaderetalhos@gmail.com ! Quem sabe se não poderá aparecer aqui a sua dúvida!

Beijinho*

Para ver todos os Mantinha Explica, clique aqui