Olá a todas!
Conforme prometido, hoje vem a segunda parte do Tudo sobre unhas!
Esta semana promete, tenho um trabalho para entregar e ando atarefadíssima! No entanto, tenho a cabeça a fervilhar de ideias! :P Depois logo conto qualquer coisa!
Para variar, a Paninhos andou a fazer das dela! Fez aqui uma coisa qualquer ao computador que andavam a desaparecer widgets do blog! :P Ia-me dando uma coisinha má quando me desapareceu o dos seguidores, mas agora já está tudo bem. (ufa!)
Hoje, vou-vos falar de dicas mais genéricas para as unhas. No post anterior sobre o tema, falei mais em tratamentos direccionados para a unha (o porquê de não usar unhas de gel, aposta num creme hidratante), estas estarão mais centradas na manutenção das mesmas.
1- Cutículas? Mantenha-as!
Ainda há muita gente que corta as cutículas para fazer a manicure. A cutícula é uma membrana que evita a entrada de bactérias no interior do dedo. Ao cortá-la, roê-la, arrancá-la, o que vai fazer é tornar as unhas e dedos mais susceptíveis de infecções. A solução será amolecê-la em água quentinha e depois empurrá-la para baixo com por exemplo os típicos paus de laranjeira...
2- Que lima usar?
Se quiser apostar numa boa lima de unhas e está farta que as suas unhas fiquem fracas, aposte numa de vidro. Enquanto que as de cerâmica, que são porosas e facilmente acumulam resíduos, as de vidro são fáceis de limpar, reduzindo o risco de infecções causadas pela entrada de microrganismos.
As de metal, apesar de há uns anos terem sido as mais usadas, são as mais agressivas para a unha (o que significa que deverão ser a sua última escolha).
Se não quiser investir numa lima de vidro, sempre pode adquirir as de cartão que, como são descartáveis e maleáveis, acabam por ser um "mal menor" na altura de limar as unhas.
Como já referi no ponto anterior, aproveite a água morna de amolecer as cutículas para amolecer as unhas, que ao absorverem água, amolecem e assim tornam-se mais fácil de limar, evitando também as lesões causadas pela mesma.
3- Cortar com tesoura, corta-unhas ou simplesmente limar?
Alguns especialistas afirmam peremptoriamente que limar é que compensa, uma vez que a lima sendo mais suave do que os seus parentes mais agressivos, evita que a unha se parta, causando dano na unha, enquanto outros dizem que cortar é melhor.
No entanto, todos concordam que a unha não deve ser demasiado curta, para evitar unhas encravadas, nem demasiado comprida, aumentando a probabilidade da mesma se partir. O factor higiene também é crucial, uma vez que todas nós sabemos a quantidade de "porcaria" que uma unha comprida acumula debaixo de si! :P
Se optar por limá-las, lime-as sempre na mesma direcção para evitar que elas se partam ou descasquem.
De entre as opções de cortar com corta-unhas com com a tesoura, opte pelo corta-unhas. O corte lateral da tesoura causa mais facilmente dano do que o do corta-unhas, que num único movimento, corta a unha, evitando a agressão dos vários cortes causados pela tesoura.
4- As unhas dos pés também são para mimar
Aproveite o momento em que trata das suas unhas das mãos para dar o mesmo tratamento às dos pés. Com o calor a aproximar-se, verá diferenças visíveis no aspecto e farão um vistão!
5- Polidor de unhas!
Aposte num! Muitas meninas se calhar não se apercebem, mas a verdade é que um polidor de unhas faz toda a diferença numa manicure bem sucedida. Este aparelho remove imperfeições como estrias, manchas de tabaco e faz com que o verniz adira melhor à unha.
E por hoje é tudo, espero que tenham gostado!
Não se esqueçam de participar no sorteio!!!
*
Nota da blogger: A Mantinha é propriedade da autora, assim sendo, está sujeita a copyright. Por favor, antes de usar peça autorização.
Para ver todos os posts d' A Mantinha Explica, clique aqui
Créditos da imagem tesoura: Manipulado por admin