domingo, 4 de março de 2012

A Mantinha explica... Mitos de Cosmética



Olá a todas! Depois de algumas semanas de convivência com a Lady Panynhos, a Mantinha ficou cheia de material para trabalhar n'A Mantinha explica!

Durante esta última semana, tirou algumas citações da Panynhos (que adora palrar até sobre aquilo que não sabe), e resolveu fazer este post. Ora aqui estão as mais famosas desta semana:

1- "Ah, a cosmética hipoalergénica é aquela que não faz alergias"

Falso, hipoalergénico, como o nome diz, significa que tem alergia reduzida, não que é antialérgico. Ou seja, se tem pele sensível e com tendência a fazer alergias, use as 12h da "praxe": aplique na mão e veja se a curto/médio prazo tem alguma reacção.

2- "A maquilhagem já tem um ano, tenho de a deitar fora"



A verdade é que o prazo de utilização indicado na embalagem é meramente indicativo. Ou seja, se verificar alterações no cheiro, aspecto, textura, ou outra qualquer alteração (mesmo que ainda não tenha passado o prazo de utilização), aí sim, rejeite o produto.

3- "Para ter efeitos como deve ser, tenho de usar tudo da mesma marca"

Outro mito que nos fazem querer passar. A verdade é que cada pessoa escolhe a gama de itens que mais se adequam a si, podendo ser todos da mesma marca ou não. Existem na realidade gamas cujos produtos se complementam uns aos outros, mas não significa que não possa escolher desses apenas alguns para completar a sua rotina de maquilhagem.

4- "Restos de batons? Derreto-os e coloco-os numa caixinha!"

Se apenas se importar com o efeito final, esta pode ser uma opção viável. No entanto, o aquecimento do produto pode traduzir-se em alterações da composição do batom e, quiçá, até da textura, aspecto ou cor!

5- "Para quê amolecedor de vernizes, ponho acetona lá para dentro e pronto!"

Esta explicação é semelhante à anterior. A acetona (para além de danificar as unhas, quando usada para remover esmalte), altera o aspecto e composição do verniz, que pode fazer o verniz "coagular" e ficar inutilizável. Opte por um amolecedor de verniz, que custa tanto como a acetona, que não altera outra propriedade do verniz para além da fluidez. Vai arriscar?

E por hoje é tudo, espero que tenham gostado!

Dúvidas e sugestões, na zona de comentários! A Mantinha agradece e dá beijinho :)

Nota da blogger: A Mantinha foi desenhada pela própria. Assim sendo, agradecia que não a usassem sem autorização prévia.

Para ver os outros posts d'A Mantinha explica, clique aqui