terça-feira, 13 de março de 2012

A Mantinha explica... "mezinhas" de Maquilhagem part 3

Olá a todas!

Hoje o Mantinha explica é, mais uma vez, sobre mezinhas.

Têm-nos chegado tantas sugestões no nosso e-mail como no nosso facebook que resolvemos pegar em mais algumas "barbaridades" que se dizem por aí para as podermos esclarecer.

Achei por bem deixar uma nota explicativa antes de continuar. Foi-nos dito há pouco tempo que estas mezinhas são "simples demais" e "óbvias". A verdade é que para muitas pessoas não são tão óbvias assim, uma vez que ainda existem muitas bloggers a usá-las e a sugeri-las. 

Se acham que é simples, fico muito feliz, porque assim ao menos sei que as minhas leitoras nem lhes passa pela cabeça fazer isto em casa! Eheh

Então aqui vão as desta semana:

1- Usar vaselina como primer de olhos

Antes de passar à explicação, façamos um exercício: peguem no tubo de vaselina que têm aí por casa e leiam o que diz em negrito ou em letras vermelhas:

Para uso externo


Ou seja, usar na pele está bom, agora aplicá-las nas mucosas ou perto delas é um perigo, especialmente nas quantidades que as meninas colocam para fazer o suposto efeito de primer (já ouviram falar em embolias gordurosas?) (nota: antes que me venham com links de wikipédias, sim, a vaselina PODE causar embolia gordurosa)

A vaselina, sendo também um derivado do petróleo (o que só por si deveria ser o suficiente para afastar qualquer uma), é gordurosa e vai fazer o efeito oposto ao do primer: aumentar a oleosidade e fazer com que a sombra acumule na pálpebra.

2- Espremer as borbulhas faz mal

Não é mau, mas é

(Oi? Então?)


A verdade é que quando nos dizem para não espremer as borbulhas, é porque estão a referir-se ao acto de nós espremermos as borbulhas com os dedos (e meter as unhas "à mistura", fontes de microrganismos) que podem infectar ainda mais a glândula sebácea.
A verdade é que, se a remoção do "pús" for feita com um instrumento previamente esterilizado (pinça de metal, por exemplo) é confirmado por dermatologistas, que acelera a cicatrização.

3-Usar amaciador como creme corporal

Esta dá pano para mangas...

Acontece que esta dica foi publicada num livro de dicas e foi tomada por muita gente como um dado adquirido, prova irrefutável...

Nada mais errado! Como já referi aqui o couro cabeludo e a pele têm pH diferentes, logo necessidades diferentes (o pH do couro cabeludo é mais ácido).

O amaciador é um produto de pose, ou seja, tem x minutos para ser aplicada e, posteriormente, é removido com água abundante.

Aplicado na pele como creme hidratante, acaba por não fazer efeito nenhum dos pretendidos, apenas dando um aspecto meio "melecado" à mesma.




4-Puxar o cabelo faz com que ele cresça mais depressa

Puxar o cabelo, quer manualmente, quer sob a forma de penteados, o máximo que lhe pode trazer é uns quantos cabelos a menos.
O cabelo tem o seu tempo de crescimento e, se realmente o quer ajudar a crescer saudável, aposte em vitaminá-lo.

E por hoje é tudo! E não se esqueçam...







Nota da blogger: A Mantinha está sujeita a copyright. Por favor pedir autorização antes de a usar.

Para ver todos os posts d'A Mantinha explica, clique aqui

E o sorteio ainda está de pé, meus amores! Cliquem aqui