sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Mantinha Explica... tudo sobre unhas

Olá a todas!
Esta semana o Mantinha Explica vem um bocadinho mais tarde... isto porque estive de férias e andei a legalizar  a papelada de uma casa que comprei lá para as Beiras e que precisa de obras de restauração.

Dito isto, o tema de hoje é sobre unhas. Por muito que a mulher, "coquette" e vaidosa por natureza, passe, em média 4 horas por semana a cuidar das unhas, a verdade é que ainda hoje se cometem erros bastante crassos no que concerne ao tratamento e manutenção de umas unhas saudáveis.

E assim começa: (de notar que estas dicas só por si não são o suficiente para ter umas unhas saudáveis, é necessário manter uma alimentação saudável e, se achar necessário, complementar o mesmo com vitaminas).


1- Verniz? Sim, mas com moderação.

A verdade é que nem sempre umas unhas coloridas são sinónimo de umas unhas saudáveis. Quem usa verniz frequentemente, já se deparou com o facto de as unhas começarem a descolorar e a ficarem mais baças. Isto porque, por muitas vitaminas, cálcio e aditivos que o verniz clame ter, é um artigo que faz mal às unhas. As unhas são porosas, e o verniz faz exactamente o mesmo efeito que cobrirmos a nossa pele com plástico aderente.

Assim sendo, para deixar a sua pele respirar, tente fazer uma pausa de 3-5 dias entre a mudança de verniz, onde aposte num creme para mãos e unhas nutritivo. As suas mãos e unhas irão agradecer.

2-Unhas de gel? Não obrigada!

O mesmo se aplica às unhas de gel. Estas surgiram com a promessa de que "mulheres com unhas fracas e que as roam vão deixar de o fazer". A verdade é que quem tem o vício de roer as unhas não o deixa de fazer por ter unhas de gel. Neste caso, o melhor é usar um verniz próprio, cujo sabor acre, faz com que a pessoa tenha menos tendência para levar as mãos à boca. No que diz respeito às unhas de gel, a remoção do mesmo é feita usando uma "lima" que desgasta a unha, fazendo com que esta fique fina que nem um papel.

3-Unhas postiças? Talvez, mas atenção!

As unhas postiças são uma alternativa mais viável para quem ainda assim quer dar a ideia de umas unhas compridas e vistosas, sem ter as tais unhas que o permitam.
Isto porque permite a aplicação de um verniz fortificante por baixo das unhas postiças e faz com que dê para monitorizar o estado da unha. Como também não são para se usar durante muitos dias, promove o arejamento da unha.
O uso da cola também é importante. Vi há poucos dias uma youtuber conhecida a usar cola-tudo para colar as unhas. Esta cola tem solventes bastante perigosos para a saúde da unha e da pele (ver rótulo da cola para comprovar). É irritante e tóxica e deixa resíduos que por vezes só são removidos com o auxílio de diluente, que danifica a unha. A cola para unhas postiças existe, é barata e está comprovado que danifica muito menos a unha.

4-Base protectora? Sempre!

Mime as suas mãos o melhor que poder.
Mesmo que lhe custe, aposte um bom dinheiro numa base protectora e vitaminada, que potencia os seus vernizes. (para opções mais em conta, ver Mavala e a marca Casco de Cavalo). O mesmo se aplica a um bom creme para as unhas, cutículas e mãos. Pois se as unhas não estiverem em condições, não terá sítio onde usar os seus vernizes, não é verdade?

E por hoje é tudo, terá uma parte 2 em breve, uma vez que tenho tendência a alongar-me bastante e resolvi dividir o post.

Beijinhos minhas queridas e bom fim-de-semana!



Nota: A blogger respeita o direito ao anonimato de cada um, sendo que por isso não foi referido o nome do(a) youtuber. Assim sendo, se alguém se sentir identificado e/ou identificar alguém na publicação , agradecemos que não refira o nome do visado nos comentários, sob pena de estes serem editados pelo administrador. Pedimos desculpa.