quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Mantinha explica... "mezinhas" de maquilhagem part2

Olá a todas!
Hoje a Mantinha volta a pegar no assunto as típicas mezinhas de maquilhagem que surgem por aí. Acontece que o post teve tanto sucesso e recebi e-mails a sugerirem mais posts deste género que resolvi arriscar.

A verdade é que, depois de ver alguns dos links que me foram enviando, percebi que isto é um mundo. Há quem se dê ao trabalho de só fazer vídeos e blogs à custa disto (uns com mais visitas que outros) e, assim sendo, há muita gente que ao copiar o que a pessoa X ou pessoa Y faz no seu vídeo, nem se apercebe da mistela que anda a por e que consequências esta pode trazer para a sua saúde.

Assim sendo, seguem mais 3 "mezinhas" que não são de todo aconselháveis ao uso e a explicação:

1- Colocar silicone de cabelo como primer.

Mais uma daquelas que, felizmente, ainda não chegou cá a Portugal mas que é um uso frequente no cabelo.

Sendo verdade que o  dimethicone  e o  cyclomethicone (que existem também nos primers de cara e nas máscaras do cabelo) a verdade é que não convém usar a máscara do cabelo na cara, por razões óbvias! As máscaras de cabelo contém outros produtos que, a longo prazo, afectam a cara. (Voltar a relembrar a história que o couro cabeludo tem um pH diferente do da cara, sim?). A máscara de cabelo não é só silicone, contendo outros componentes que estimulam o cabelo e o vitaminam. Além disso, um primer para a cara agora custa tanto ou menos que uma máscara, portanto, não há razões para não usar.

 Estes compostos também são usados em laxantes e não é por isso que vai usar uma papa de laxante na cara, não é? (ai mãe, que para a semana vai haver papinhas de Leite de Magnésia por aí a rodos)




2- Usar areia do gato para esfoliar a cara.

Aqui está um bom exemplo da influência que um YouTuber famoso pode ter nas pessoas. Toda a gente sabe, que há uns tempos, foi sugerido uma "mistela" de esfoliação contendo areia para o gato. Ora bem, sendo que a rapariga justifica que a areia, como é absorvente, remove a oleosidade e tal... a verdade é que existem areias para gatos muito diferentes e as pessoas não se apercebem disso.

Mais ainda, a maioria delas contêm químicos bastante fortes para atenuar o cheiro das fezes dos gatos, o que é extremamente prejudicial para a sua saúde! Se realmente quer poupar uns trocos agora e depois no futuro em médicos e especialistas, faça o seguinte:

Vá à praia (passeie um bocadinho, também) e traga a areia de lá para casa. Ferva-a num tacho com àgua a ferver e incorpore-a no seu creme favorito. Assim certifica-se que não corre riscos desnecessários. Não se esqueça que por vezes os trocos que poupa agora podem ser gastos ao dobro e ao triplo mais tarde, em médicos.

3- Usar pasta de dentes para secar borbulhas




Pois, a verdade é que a pasta de dentes realmente seca o local de aplicação e desidrata a pele. Mas o flúor que a mesma contém pode trazer uma irritação bastante séria ao local de aplicação e piorar o acne e fazê-la ficar com marcas. Vai arriscar a infecção pela imperfeição?


Um resto de uma boa semana,

Maria

Para quem quiser ver o primeiro post, clique aqui


Nota da blogger: As imagens colocadas neste post foram feitas pela própria, estando assim sujeitas a copyright. Seja original, não copie ou pela autorização antes de o fazer.