sábado, 14 de janeiro de 2012

BB creams - mitos e verdades

Olá a todas mais uma vez!

Este post é uma preparação para uma review de um BB cream que irei fazer esta ou para a próxima semana.
Como achei que encher o post da review com pormenores técnicos e de esclarecimento faria com que o post em si ficasse muito longo, achei por bem escrever um antes para "preparar terreno".

Os BB creams chegaram relativamente há pouco tempo à cultura ocidental e causaram logo furor desde o primeiro momento. Todas nós já nos questionávamos como é que as orientais conseguiam ter sempre uma tez brilhante e bem tratada com a azáfama do dia-a-dia que é bem conhecida neles.

A verdade é que o BB cream não é invenção asiática, mas sim europeia!

Este, foi formulado por dermatologistas alemães que o aconselhavam a doentes que se tinham submetido há pouco tempo a cirurgias a laser. De facto, o seu alto factor de protecção solar e o facto de ter propriedades que estimulam a regeneração da pele, fez com que a palavra passasse e se tornasse um produto básico no necessaire de qualquer mulher. Ou seja, este produto alia o efeito de um creme diário, com o de uma base de cor e o de um protector solar de alta protecção.

Agora aqui vêm as questões que são mais colocadas:

P: Então segundo o que diz, o BB cream é um produto de propriedades regenerativas e de alta protecção solar. Isso quer dizer que eu posso adquirir um qualquer que o efeito será sempre o mesmo?

Nada disso! A verdade é que como passou a ser um produto bastante procurado, as marcas que o vendem tentam sempre ter algum extra que as destaque dos outros vendidos no mercado. Neste preciso momento a oferta é infindável: desde BB creams para pele seca a oleosa, anti-rugas, protecção muito elevada a baixa... é só escolher! Pode também optar por um BB cream que tenha derivados de alimentos como a SkinFood... Podia estar aqui a noite toda a enumerá-los. Mas atenção, escolha bem, porque muitas vezes a quantidade não é qualidade!

P: Os BB creams foram mais explorados pelos asiáticos nos últimos anos, não é? Então, eu como tenho pele mais escura não vou conseguir encontrar tom para mim, porque só existem tons claros!

Falso. Até há algum tempo só existiam poucos tons de BB cream, porque, sendo as asiáticas de tom amarelado, os BB creams que eram vendidos eram todos claros com fundo acinzentado (para contrabalançar o tom). Actualmente, existem várias marcas, como a Garnier e a Missha que já possuem tons mais acessíveis para as europeias mais morenas.

P: Adquiri um BB cream há poucas semanas e estou desiludida! O BB cream prometia reduzir as manchas e usei-o e não funcionou.

Assim como os outros produtos de cosmética, o BB cream só tem efeitos a longo prazo, tendo que ser usado diariamente para se conseguir os resultados descritos pelos vendedores.

P: Li em vários blogs que o BB cream tinha efeito branqueador! É verdade.

Errado. Infelizmente, ainda se tem muita tendência a se traduzir e copiar informações das mesmas fontes. E depois basta existir uma pessoa que traduza mal que o resto o mesmo faz sem confirmar se a fonte é verdade ou não. Neste caso, foi traduzido mal o termo "blemish" com "bleach". Ou seja, o BB cream tem propriedades de uniformizar o tom de pele (por estimular as propriedades regenerativas da pele), mas não tem propriedades de branquear a pele.



Mais questões, favor de perguntar na zona de comentários! (resolvi não alongar muito o post, senão ninguém o lê!).

Espero ter ajudado na escolha,
Aguardem pelo próximo post com a review do Missha BB cream!