sábado, 19 de novembro de 2011

Maquilhagem que é para usar nos olhos não é para usar na boca! (Um pouco sobre pigmentos)




Olá minhas queridas!

Hoje vou falar sobre uma tema que me despertou o interesse, enquanto estudante de saúde e que muitas meninas que usam maquilhagem nem sonham que existe.

No outro dia aconteceu-me numa loja de maquilhagem bastante conhecida (prefiro não dizer qual é o nome, ainda sou processada :P) perguntar se tinham batons azulados, ao que me responderam: "Ah, isso compra uma eyeshadow bem pigmentada, e antes de aplicar o gloss mete nos lábios!"

Errado. Existe uma razão para a maquilhagem ser indicada para os olhos ou para a boca ou para outro sítio qualquer.

Hoje vamos apenas falar dos pigmentos. Parte importante da maquilhagem, pois são os elementos que dão cor à mesma, os pigmentos podem existir misturados, em casos de maquilhagem com cor mais complexa, ou simples.

Existem vários tipos de pigmentos, que apesar de serem aceites para ser usados na zona ocular (já que não causam problema de maior), não convém serem usados na boca, sobre o perigo de serem engolidos e trazer outros problemas a nível do foro gastro intestinal. Tomo como exemplo os azuis. Actualmente, para os lábios, só o pigmento Blue Lagoon é aceite para ser usado na boca.

Este é o pigmento usado no batom Oh No She Didn't da Lime Crime e no pout paint Peek a Bloo da Sleek.



O mesmo acontece com os pigmentos da boca e que não são aconselháveis para usar nos olhos, podendo causar SÉRIOS problemas oculares e, se não tratados a tempo, causar cegueira se forem aplicados continuamente e em grandes quantidades.



Mas não há motivo para preocupação. Normalmente os produtos de maquilhagem que adquirimos têm a indicação para que parte do corpo são aconselhados, o que deve de ser seguido à risca.

No caso de se comprar pigmentos separados (sei que muita gente gosta de comprar à parte, pois têm mais pigmentação e dão para trabalhar melhor), aconselho vivamente a ver esta lista, para saberem mais informações sobre o pigmento.


No que diz respeito a maquilhagem duvidosa (sim, aquela que nós às vezes compramos por ser mais baratinha), ler a lista de ingredientes do produto de maquilhagem sempre ajuda ao esclarecimento de qualquer dúvida.


E como alguém já costumava dizer: "Mulher maquilhada e informada, duas vezes é respeitada"


Beijinho*